Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346155
Type: Artigo
Title: Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
Author: Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Rutkowski, Emília Wanda
Abstract: O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes tecnicos comunitarios de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagogica. Desta forma, quatro modulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Territorio: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados a bacia hidrografica, bem como discutidos os arcaboucos legais que guardam relacao com o meio ambiente, os recursos hidricos, o saneamento basico, os residuos solidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o modulo anterior a visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestao do territorio para alem da dicotomia teoria-pratica; III - Educacao Ambiental: discussao de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos modulos anteriores; e IV – Confeccao de maquete: atraves de uma atividade ludica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitario. Apos o conjunto de modulos realizado, os agentes comunitarios reconheceram a implicacao do uso do territorio e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretizacao de resultados na composicao de cenarios futuros desejaveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestao dos territorios
Subject: Saneamento
Bacias hidrográficas
Country: Brasil
Editor: Universidade Federal de Rondonia
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.26568/2359-2087.2015.1490
Address: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEC - Artigos e Outros Documentos
FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10265682359208720151490.pdf646.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.