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Type: Artigo
Title: Logística de exportação do açúcar do Estado de São Paulo: uma estimativa da matriz origem-destino
Title Alternative: Logistics export for sugarcane of the São Paulo state: an estimation of origin-destination matrix
Author: Oliveira, Andréa Leda Ramos de
Venturim, Gabriel
Coleti, Jamile de Campos
Lopes, Bruna Fernanda Ribeiro
Abstract: O açúcar é uma commodity cuja liderança da produção e exportação mundial é realizada pelo Brasil. O Estado de São Paulo é o principal produtor brasileiro responsável por mais de 60% da produção. Contudo, o açúcar paulista vem enfrentando desafios quanto à logística de transporte. A proposta deste artigo é estimar as melhores rotas para a exportação do açúcar paulista. Essas estimativas foram feitas através da aplicação de um modelo matemático baseado no instrumental associado às matrizes origem-destino, que avaliaram dois cenários. O primeiro foi baseado apenas no modal rodoviária e o segundo considerou a inclusão de rotas intermodais. Como principais resultados, o modelo indica que as opções intermodais devem ser utilizadas para o escoamento da safra, especialmente as rotas rodoferroviárias via porto de Santos, que corresponderam aproximadamente a 71% do volume de açúcar movimentado, e demonstraram ser mais eficientes e com menor custo logístico do que as rotas unimodais rodoviárias.
metadata.dc.description.abstractalternative: The sugar is a commodity whose leadership in global production and export is conducted by Brazil. The State of São Paulo is the main Brazilian producer responsible for more than 60% of production. However, the sugar from São Paulo is facing the challenges regarding transportation logistics. The purpose of this paper is to estimate the optimal routes for the export of São Paulo´s sugar. The estimates were made through the application of a mathematical model based on the instrumental associated to origin-destination matrices, evaluating two scenarios. The first was based only on the modal highway and the second considered the inclusion of intermodal routes. As main results, the model indicated that the intermodal options should be used for sugar transportation, especially road-rail routes via the port of Santos, which corresponded to approximately 71% of the volume of sugar transported and proved to be more efficient and lower logistics cost than unimodal road routes.
Subject: Programação linear
Country: Venezuela
Editor: Talleres de Impresos Omar
Rights: Fechado
Address: http://www.revistaespacios.com/a13v34n12/13341209.html
Date Issue: 2013
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