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http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/346034
Type: | Artigo |
Title: | Estratégia logística do milho brasileiro e a pratica da intermodalidade: uma avaliação de rotas selecionadas |
Title Alternative: | Strategy logistics of brazilian corn and intermodality: an analysis of selected routes |
Author: | Oliveira, Andrea Leda Ramos de Lopes, Bruna Fernanda Ribeiro |
Abstract: | Nas últimas safras o Brasil vem se tornando um importante ator no mercado mundial de milho. A despeito do avanço das tecnologias para promover o aumento da produção e da produtividade deste grão, os custos com transporte e armazenagem ainda se apresentam como um dos principais fatores que limitam o potencial competitivo deste produto. Isto posto, o objetivo do presente trabalho é avaliar a distribuição logística do milho e apontar os possíveis ganhos competitivos através da pratica da intermodalidade para rotas selecionadas. Para tanto, um modelo de regressão linear foi aplicado para os fretes dos modais rodoviário e ferroviário. Para o caso rodoviário o R2 foi de 0,9262, o que indica que 92,62% da variável dependente "custo do frete" é explicada pelo modelo. Com o apoio do método proposto foi possível identificar elementos que apontam que a intermodalidade é uma das melhores formas para se obter uma maior eficiência na cadeia produtiva do milho. Além de reduzir os custos com frete,poderá refletir em vantagens competitivas no mercado internacional. |
metadata.dc.description.abstractalternative: | In recent years Brazil has become an important player in the corn market. Despite the advancement of technologies to promote expansion in production and productivity of this grain, transportation costs and storage still stand as major barriers that limit the competitive potential of this product. Thus, the aim of this study is to evaluate the corn logistics distribution and to point the possible gains through the practice of intermodal transportation for selected routes. Therefore, a linear regression model was applied to the freight of road and rail modals. For the road case, the R2 was 0.9262, which indicates that 92.62% of the dependent variable "shipping cost" is explained by the model. The intermodality is the best ways to achieve greater efficiency in the corn production chain. Besides, it reduces freight costs and may reflect in a competitive advantage in the international market. |
Subject: | Milho Logística |
Country: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Rights: | Aberto |
Identifier DOI: | 10.18407/issn.1983-9952.2015.v7.n1.p613-622 |
Address: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/producaoeengenharia/article/view/28776 |
Date Issue: | 2015 |
Appears in Collections: | FEAGRI - Artigos e Outros Documentos FEEC - Artigos e Outros Documentos |
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1018407issn198399522015v7n1p613622.pdf | 379.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
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