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Type: Artigo
Title: Serviços de cabotagem no Brasil: principais vantagens e desafios atuais
Title Alternative: Cabotage services in Brazil: key benefits and current challenges
Author: Oliveira, Andréa Leda Ramos de
Sá Porto, Paulo Costacurta de
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar os principais pontos positivos e os desafios para se introduzir novos serviços de cabotagem, bem como as possíveis ações futuras para o desenvolvimento deste setor no Brasil. Para tanto, são apresentados um breve panorama da infraestrutura logística no país e da estrutura portuária do setor de cabotagem. Identificou-se claras vantagens quanto da expansão da cabotagem, tais como: o menor risco de roubo de carga, os menores investimentos em infraestrutura rodoviária, o menor impacto ambiental, maior eficiência energética e contribuição para o descongestionamento das malhas viárias e rodoviárias. Entretanto, é necessário resolver questões como: o preço relativamente alto do combustível de navegação, a idade avançada da frota de navios de cabotagem, a dificuldade de contratação de novos navios, o alto custo da praticagem e a falta de mão de obra para tripulação. Há também alguns aspectos que contribuem para a baixa adesão à cabotagem, tais como algumas características particulares dos portos brasileiros, algumas questões legais, a composição da frota, a organização das rotas e a competição com outros modais.
metadata.dc.description.abstractalternative: The aim of this study is to evaluate the main strengths and challenges to introduce new cabotage services and possible future actions for the development of this sector in Brazil. Are presented a brief overview of the Brazilian logistics infrastructure and port structure of the cabotage sector. There are clear advantages of an expansion of cabotage, such as lower risk of cargo robbery, reduced investment in road infrastructure, lower environmental impact, greater energy efficiency and the contribution to the decongestion of road and highway networks. However, it is necessary to resolve issues such as the relatively high price of shipping fuel, aging fleet of coastal vessels, the difficulty of hiring new ships, the high cost of pilotage and the lack of labour to crew. There are also some aspects contribute to the low adherence to cabotage, such as the characteristics of Brazilian ports, some legal issues, the fleet composition, the organization of routes and the competition with other modes.
Subject: Logística
Country: Venezuela
Editor: Talleres de Impresos Omar
Rights: Aberto
Address: https://www.revistaespacios.com/a16v37n08/16370812.html#:~:text=Identificou%2Dse%20que%20a%20cabotagem,de%20poluentes%3B%20menor%20%C3%ADndice%20de
Date Issue: 2016
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