Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345600
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Produções de resumo para publicação em revista internacional por pós-graduandos em linguística : um estudo de caso
Title Alternative: Abstract productions for publication in an internacional journal by gradute students in linguistics : a case study
Author: Alves, Maria Luiza, 1993-
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: Este trabalho relata um estudo de caso (YIN, 1994) de base qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994), envolvendo onze participantes, cinco mestrandos e seis doutorandos, da área de Linguística, de uma universidade pública do interior de São Paulo ativamente envolvida em processo de internacionalização. O objetivo da pesquisa foi o de descrever e de analisar o processo de produção on-line de um resumo de artigo científico para publicação em uma revista internacional. Tendo como referencial os estudos sobre letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 2006; STREET, 2007; FIAD, 2011; SIGNORINI, 2018), sobre produção de resumos de artigo científico (BITTENCOURT, 1995; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) e sobre busca de informação (ELLIS, 1989), descreveu-se o uso, pelos voluntários, de recursos disponíveis via internet para a produção do resumo; analisou-se como esses recursos contribuíram para a elaboração do gênero citado e verificou-se a relação porventura existente entre os recursos utilizados na confecção do resumo e as práticas de escrita acadêmica de publicação de artigo científico mencionadas no relato de cada participante sobre o seu histórico acadêmico. Coletaram-se os dados por meio de três instrumentos: um questionário escrito respondido pelos participantes da pesquisa, antes da produção do resumo; a captura da tela de cada voluntário (por meio do software Screencastify), durante a elaboração individual do gênero, e uma entrevista individual audiogravada, logo após a elaboração do resumo. Das ações realizadas pelos participantes, verificaram-se três tipos: acesso, leitura e escrita. Mestrandos e doutorandos tiveram desempenho parecido quanto à busca por ferramentas de auxílio à escrita. No entanto, mestrandos buscaram mais informações relacionadas à revista e a outros documentos e sites, enquanto maior número de doutorandos redigiu o resumo diretamente em inglês. Verificou-se também que a experiência prévia de publicação, a formação acadêmica e o nível de inglês são variáveis relevantes na realização dos percursos de busca de informação e apontam para o grau de envolvimento dos participantes no processo local de internacionalização da pesquisa

Abstract: This work reports a qualitative case study (YIN, 1994) (BODGAN; BIKLEN, 1994), involving eleven participants, five master¿s and six doctoral students, in the area of Linguistics, from a public university in the interior of São Paulo state actively involved in its internationalization process. The purpose of the research was to describe and analyze the online production process of a summary of a scientific article for publication in an international journal. Based on studies on academic literacies (LEA, STREET, 2006; STREET, 2007; FIAD, 2011; SIGNORINI, 2018), on the production of scientific article abstracts (BITTENCOURT, 1995; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) and on search for information (ELLIS, 1989), it was described the use, by volunteers, of resources available via internet for the production of the abstract; it was analyzed how these resources contributed to the elaboration of the aforementioned genre and the relationship possibly existed between the resources used in the preparation of the abstract and the academic writing practices of scientific article publication mentioned in each participant's report on their academic history. Data were collected using three instruments: a written questionnaire answered by the research participants, before the summary was produced; the screen capture of each volunteer (using the Screencastify software), during the individual elaboration of the genre, and an individual audio-recorded interview, shortly after the summary was elaborated. Of the actions taken by the participants, three types were verified: access, reading and writing. Master's and doctoral students performed similarly in the search for tools to aid writing. However, master's students sought more information related to the journal and other documents and websites, while a greater number of doctoral students wrote the abstract directly in English. It was also found that the previous experience of publication, academic training and the level of English are relevant variables in carrying out the search for information and point to the degree of involvement of the participants in the local process of internationalization of research
Subject: Redação acadêmica
Resumos - Redação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALVES, Maria Luiza. Produções de resumo para publicação em revista internacional por pós-graduandos em linguística: um estudo de caso. 2020. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/345600. Acesso em: 16 Jul. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alves_MariaLuiza_M.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.