Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345306
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Title Alternative: Future teachers' understading on theme of special education from the inclusive perspective
Author: Nardini, Mariana Giovanoni, 1991-
Advisor: Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Abstract: Resumo: Com o grande aumento nos últimos anos de alunos público-alvo da Educação Especial em salas de aula regular, é preciso mais do que nunca repensar a formação de professores frente a esse processo de inclusão nas escolas. Para isso, apresenta-se neste trabalho dados retirados das últimas pesquisas do Censo Escolar, que comprovam o aumento de matrículas desses alunos em escolas regulares; as políticas públicas voltadas para a inclusão; discute sobre a temática da Educação Especial na perspectiva Inclusiva no âmbito escolar e reflete sobre a formação de professores para a mesma. Além disso, considerando o conjunto relevante de pesquisas/estudos sobre o ensino na área de Ciências, bem como a discutida necessidade de pesquisas/estudos na área da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, este estudo realizou uma investigação visando compreender qual o cenário desta nos periódicos nacionais de ensino de Ciências, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Estas pesquisas aqui demonstradas apresentam um panorama dos estudos que discutem a formação de professores de Ciências para a Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com graduandos das licenciaturas de Física, Química e Biologia, de uma universidade localizada no interior de São Paulo, com o propósito de responder a questão central deste estudo: "De que forma a universidade está preparando os futuros professores para a crescente inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial, sob a ótica do ensino regular?" Para isso, foram aplicados questionários aos estudantes dessas licenciaturas. As análises dos dados coletados foram feitas a partir das concepções da metodologia da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo de Bardin, buscando então discutir esta temática e a formação de professores a partir da própria percepção dos licenciandos destes cursos de Licenciatura, que denunciam a defasagem desta discussão nos cursos de formação de professores, especialmente os de Ciências Naturais

Abstract: Given the large increase in the number of students with disabilities in regular classrooms in recent years, it is more important than ever to rethink teacher training in the face of this inclusion process in schools. To do so, we present data collected from the last surveys of the School Census, which demonstrate the increase of enrollments of these students in regular schools; public policies aimed at inclusion; discusses the theme of Inclusive Education in the school context and reflects on teacher training for this. In addition, considering the relevant research / studies on science teaching, as well as the discussed need for research / studies in the area of Inclusive Education, this study carried out an investigation to understand the scenario of Inclusive Education. Education in national science education journals, available in the CAPES / MEC database. These researches present an overview of the studies that discuss the formation of Science teachers for Inclusive Education. In this context, a research was carried out with undergraduate students of the courses of Physics, Chemistry and Biology of a university of the interior of São Paulo, to answer the central question of this study: "In what way is the university preparing the future? The analysis of the collected data was made from the conceptions of the methodology of the qualitative research and of the analysis of content of Bardin, seeking then to discuss Inclusive Education and the training of teachers from the students' own perception, which denounce the lag in the discussion of this theme in teacher training courses, especially those in Natural Sciences
Subject: Formação de professores
Ensino de ciências
Educação inclusiva
Análise de conteúdo (Comunicação)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NARDINI, Mariana Giovanoni. As percepções de futuros professores quanto a temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2019. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nardini_MarianaGiovanoni_M.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.