Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345270
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Sou Aquela Mulher do Canto Esquerdo do Quadro : a história das mulheres anarquistas como narrativa encarnada = Soy Aquella Mujer del Extremo Izquiero del Cuadro : la historia de las mujeres anarquistas como narrativa encarnada
Title Alternative: Soy Aquella Mujer del Extremo Izquiero del Cuadro : la historia de las mujeres anarquistas como narrativa encarnada
Author: Grigolin, Fernanda, 1980-
Advisor: Tacca, Fernando Cury de, 1954-
Abstract: Resumo: O fazer artístico está completamente vinculado com a forma de viver e de estar no mundo. A presente tese admite que há múltiplas faces do ofício de artista. Contudo, as que nos interessam são sociais e críticas e participam de um lugar solidário e compartilhável. O conhecimento situado parcial e localizável, fruto de um trabalho em arte, é um gesto corporal de responsabilidade ativa. Para tanto, parte-se de um lugar anticapitalista e de luta das mulheres. O fio condutor metodológico é a narradora (A Mulher do Canto Esquerdo do Quadro) que se encontra com escritos, documentos e produções dela e de outras mulheres que viveram nos anos 1900. Não há na narradora ou no ato narrado nada de excepcional, ela não lida com a exceção e/ou genialidade, e sim com um universo genuinamente das mulheres que sempre contaram histórias, sempre guardaram suas fotografias e sempre receberam pessoas em suas casas. O desafio no campo metodológico, aqui, foi unir uma perspectiva feminista com uma prática artística e de pesquisa (em arte e com arte) que advêm de uma responsabilidade ativa. A presente tese desmonta, remonta, edita e publica palavras e imagens por meio de uma narrativa encarnada anarcofeminista e situada

Abstract: The artistic practice if completed linked with the way of living and being in the world. This thesis admits that there are multiple faces in the artist¿s craft. However, those that interest us are social and critical and take part in a supportive and shareable place. Partial and localizable situated knowledge, fruit of a work in art, is a body gesture of active responsibility. To do so, the starting point in an anti-capitalist and women¿s fight place. The methodological thread is the female narrator (The Woman in the Left Corner of the Frame) that is found with writings, documents and productions by her own and other women who lived in the 1900¿s. Nothing is exceptional in the narrator or in the narrated action, she does not deal with exception and/geniality, but rather with a genuine universe of women who have always told stories, have always kept their photos and have always received people in their homes. The challenge in the methodological field here was to join a feminist perspective with an artistic and research practice (in art and with art) that stem from an activity responsibility. This thesis disassembles, reassembles, edits and publishes words and images through an anarcho-feminist embodied situated narrative
Subject: Arte
Anarquismo
Feminismo e arte
Narrativas
Arte - Pesquisa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GRIGOLIN, Fernanda. Sou Aquela Mulher do Canto Esquerdo do Quadro : a história das mulheres anarquistas como narrativa encarnada = Soy Aquella Mujer del Extremo Izquiero del Cuadro : la historia de las mujeres anarquistas como narrativa encarnada . 2020. 1 recurso online ( 232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Moraes_FernandaGrigolin_D.pdf17.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.