Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345230
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Aprender história na formação profissional : a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médio
Title Alternative: Apprendre l'histoire dans la formation professionnelle : la relation entre la discipline d'histoire et l'enseignement technique intégré au moyen
Author: Silva, Denize Carolina Auricchio Alvarenga da, 1980-
Advisor: Meneguello, Cristina, 1967-
Abstract: Resumo: Esta dissertação, no âmbito da construção do ensino técnico no Brasil, estuda a realidade atual da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Estado de São Paulo e especificamente aborda a disciplina de História dentro dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). O ETIM trabalha com a integração de duas áreas (ensino básico e técnico) que podem dialogar no sentido de formar um aluno preparado para o trabalho e ao mesmo tempo um cidadão com a possibilidade de prosseguir seus estudos e atuar conscientemente na sociedade. A discussão é constituída através de revisão bibliográfica, consulta a legislações e dados do Censo Escolar e da própria instituição obtidos no Banco de Dados, Sistema Acadêmico e em documentos como o Plano de Curso. Refletir o lugar do ensino técnico no país para e com os alunos é imprescindível num momento em que reformas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular são impostas. O ensino profissional é alvo de reformulações constantes: de assistencialista para os menos afortunados passa a se tornar uma solução para a demanda exigida pelo mercado crescente e desejo de desenvolvimento do Brasil. A dissertação também aborda o conceito de dissociação da aprendizagem por classe social e a oportunidade de uma formação integrada, a cultura escolar e a sua relação com a juventude e por fim, o tema trabalho e a necessária contribuição das humanidades na formação do estudante de modo a contribuir para a educação mais crítica dos jovens para que estes possam refletir sobre as relações sócio históricas em que estão inseridos, numa tentativa de tornar o conteúdo significativo para os alunos e contextualizar a atuação do educando na sua realidade

Abstract: This dissertation, within the scope of the construction of technical education in Brazil, studies the current reality of the institution State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS), of the State of São Paulo and specifically addresses the discipline of History within the courses of Technical Education Integrated to the Medium (ETIM). ETIM works with the integration of two areas (basic and technical education) that can dialogue in order to train a student prepared for work and at the same time a citizen with the possibility to continue their studies and act consciously in society. The discussion consists of a bibliographic review, consultation of legislation and data from the School Census and the institution itself obtained from the Database, Academic System and documents such as the Course Plan. Reflecting the place of technical education in the country for and with students is essential at a time when educational reforms and the Common National Curricular Base are being imposed. Professional education is subject to constant reformulations: from assistance to the less fortunate, it becomes a solution to the demand demanded by the growing market and the desire for development in Brazil. The dissertation also addresses the concept of dissociation from learning by social class and the opportunity for integrated training, school culture and its relationship with youth and finally, the theme of work and the necessary contribution of the humanities in the training of students in a to contribute to the more critical education of young people so that they can reflect on the socio-historical relationships in which they are inserted, in an attempt to make the content meaningful for students and contextualize the performance of the student in their reality
Subject: Formação profissional - Brasil
História - Estudo e ensino
Trabalho
Ensino técnico - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Denize Carolina Auricchio Alvarenga da. Aprender história na formação profissional: a relação entre a disciplina de história e o ensino técnico integrado ao médio. 2020. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_DenizeCarolinaAuricchioA._M.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.