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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Paisagens ressignificadas : imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
Title Alternative: Resignified landscapes : technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves
Author: Mendes, Talita, 1985-
Advisor: Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Abstract: Resumo: O objeto desta pesquisa é a análise de séries fotográficas e instalações da produção poética de três artistas brasileiros, em que é adotada, como eixo norteador, noção não convencional de paisagem que perpassa a arte contemporânea em conjunto com as implicações da cultura tecnológica na reedição ou reordenamento da percepção humana face ao real. Correspondem ao corpus da pesquisa as instalações Uma vista (2002) e Coletivo (2008) de autoria de Cássio Vasconcellos, também algumas de suas fotografias aéreas, bem como duas videoinstalações que participaram da Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea no MAM-BA em 2005, quais sejam: Somewhere over the rainbow ¿ La Mer (2005) do artista Mario Cravo Neto e Outros Navios (2005) de Eustáquio Neves. Prioriza-se o(s) diálogo(s) que tais propostas artísticas suscitam entre o espaço institucional/expositivo, o virtual e a natureza alegórica das instalações, considerando a diluição entre categorias legitimadas da arte (paisagem e retrato) e a ênfase nos modos como as relações do sujeito (autor ou público) com tecnologias ópticas resgatam imaginários simbólicos, engendrando novas formas de percepção espaço-temporal na contemporaneidade. A noção de paisagem a ser considerada adentra o âmbito do invisível ¿ visão daquilo que se encontra no horizonte da cultura visual e, também, além do mundo sensível ¿, emergindo de uma demanda crítica acerca de elementos inauditos, inaparentes à primeira vista, lacunares (silenciosos) que atravessam certos discursos estéticos e históricos dominantes enunciados em imagens e na tessitura das propostas selecionadas. Logo, a análise das condições de produção das obras implica expor construções do olhar e discursos que permeiam os usos cotidianos de aparelhos tecnológicos imagéticos. As análises se fundamentam em escritos de Walter Benjamin e no paradoxo crítico da visão sem olhar/maquínica de aparelhos técnicos que imaginam o mundo e estimulam, acentuadamente, a percepção humana de realidades considerando escritos do teórico cultural e urbanista Paul Virilio

Abstract: The object of this research is the analysis of photographic series and installations of poetic production of three Brazilian artists, in which it¿s adopted, as guiding axis, unconventional notion of landscape that permeates contemporary art in conjunction with the implications of technological culture in reissuing or reordering of human perception vis-à-vis the real. Match the corpus of the research the installations Uma vista (2002) and Coletivo (2008) by Cássio Vasconcellos, also some of his aerial photographs, as well as two video installations that participated in the Pan-African Exhibition of Contemporary Art in MAM-BA in 2005 namely: Somewhere over the rainbow ¿ La Mer (2005) by the artist Mario Cravo Neto and Outros Navios (2005) by Eustáquio Neves. Priority is given to the dialogue(s) that such artistic proposals evoke between the institutional/exhibition space, the virtual and the allegorical nature of the installations, considering the dilution of legitimate art categories (landscape and portrait) and the emphasis on the ways that the relations of the subject (author or public) with optical technologies redeem symbolic imaginary, engendering new forms of space-time perception in contemporaneity. The notion of landscape under consideration enters the scope of the invisible ¿ visions of the non-said of visual culture ¿ emerging from a critical demand about unheard of elements, not apparent at first sight, lacunar (silent) elements crossing certain dominant aesthetic and historical discourses enounced in images and in the weaving of the selected proposals. Therefore, the analysis of the conditions of production of the artworks implies to expose constructions of seeing and discourses that permeate the social and daily uses of imagery technological apparatus. The analysis are based on Walter Benjamin's writings and on the critical paradox of vision without looking/machinic vision of technical apparatus that imagine the world and strongly stimulate the human perception of realities considering the writings by cultural theorist and urbanist Paul Virilio
Subject: Arte brasileira contemporânea
Paisagens na arte
Crítica de arte
Pensamento criativo
Arte - Técnica
Cibercultura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MENDES, Talita. Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves = Resignified landscapes: technical images and the (de)constructions of the gaze in the poetics of Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto and Eustáquio Neves. 2020. 1 recurso online (237 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/345211. Acesso em: 14 Jul. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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