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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
Title Alternative: Joan Fontcuberta's complex view to dis(simulate) the truth in photography
Author: Carvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-
Advisor: Tacca, Fernando Cury de, 1954-
Abstract: Resumo: Nesta tese refletimos sobre obras artísticas e discussões teóricas do artista catalão Joan Fontcuberta, tendo como contexto a cultura visual e o que chamamos de pós-verdade. As imagens fotográficas, livros e instalações produzidas pelo artista funcionam como exemplos de projetos que passeiam entre os limites tradicionais disciplinares e têm como ponto de partida a discussão entre o fazer documental e o fazer ficcional. Além disso, suas obras ampliam as discussões com relação à pedagogia crítica e à contra-visão, pois as obras de Fontcuberta demandam uma audiência atenta, ativa e que discutam com ele o fazer fotográfico. Desenvolve-se a partir dessas ideias um percurso que visa provocar reflexões acerca das imagens complexas, imagem e realidade, regimes de verdade e pós-fotografia, tendo como ponto de partida ensaios para as seguintes obras: Herbarium (1982); Fauna (1987); Pin Zhuang (2002); Deletrix (2013); Securitas (1999); Milagros & Co. (2002); Googlegrames (2005); Desconstruindo Osama (2002); Sputnik (1997); entre outras. Para efetuarmos esse percurso, no Capítulo 1 vamos começar refletindo sobre a Pós-Verdade a partir dos conceitos elaborados por Christian Dunker e, assim poderemos adentrar ao universo da Cultura Visual e da Imagem Complexa, sob os parâmetros argumentativos de Dulcília Buitoni e Josép M. Català, respectivamente. Já no Capítulo 2, utilizaremos como principal fonte teórica o pesquisador Jorge Luiz Marzo, para tratar dos regimes de verdade; e o próprio Fontcuberta, pois iniciarmos a análise de suas obras. No Capítulo 3 iniciaremos a trajetória de ensaios propostos nessa tese. A partir dele utilizamos uma gama maior de autores, como Ronaldo Entler, Fernando de Tacca, Silvia Federici, Juliana Borges e Slavoj ¿i¿ek. O mesmo ocorre no capítulo 4, onde adentramos ao microcosmo da pós-fotografia e, por isso, trazemos diferentes autores como Philippe Dubois, Julio Plaza, Arlindo Machado, Josép M. Català, Michel Poivert e Ariella Azoulay. Dessa maneira, pretende-se aprofundar o olhar com relação à potência das imagens de Fontcuberta e confirmar sua enorme contribuição para o universo fotográfico. O que traz à tona as questões de verdade, poder e autoridade e têm como principal intenção gerar olhares atentos com relação às imagens que nos cercam e também trazer à tona imagens que merecem ser vistas

Abstract: This work reflects on artistic pieces and theoretical discussions by Joan Fontcuberta, catalan artist. Having as context the visual culture and what we call post truth. The photographic images, books and artistic installations produced by the artist work as examples of projects that goes through the traditional disciplinaries limits and have as a starter point the debate between the documentary and fictional practices. Besides, his pieces amplify the arguments in relation to the critical pedagogy and the countervision, because Fontcuberta's pieces demand an attentive, active audience who argues with his photographic production. It develops from these ideas a path that aims to provoke thinking surrounding the complex images, image and reality, truth and post photographs, having as a starter point the following pieces: Herbarium (1982); Fauna (1987); Pin Zhuang (2002); Deletrix (2013); Securitas (1999); Milagros & Co. (2002); Googlegrames (2005); Desconstruindo Osama (2002); Sputnik (1997) among others. To go through this path, in Chapter one we begin to think about the post-true from the concepts elaborated by Christian Dunker so we can go into the Visual Culture and Complex Image universe according to the discussion parameters of Dulcilia Buitoni and Jose M Catala, respectively. On chapter two, we utilize as a main theoretical source Jorge Luiz Marzo, a researcher, to talk about the true's regimes; as long as Fontcuberta himself so we introduce the analysis on his pieces. On chapter three we initiate the trajectory of essays proposed in this thesis. From it we utilize a larger amount of authors, as Ronaldo Entler, Fernando de Tacca, Silvia Federici, Juliana Borges and Slavoj Zizek. The same goes for the chapter four, on which we explore the post-photography microcosm, for this reason, we present different authors as Philippe Dubois, Julio Plaza, Arlindo Machado, Josép M. Català, Michel Poivert and Ariella Azoulay. Thus it intends to deepen the look at the power of Fontcuberta's images and reassure his huge contribution to the photographic universe. What surfaces the questions of truth, power and authority that has as main intention to produce watchful eyes over the images that surround us, also surface the images that deserve to be seen
Subject: Fontcuberta, Joan, 1955-
Fotografia
Imagens
Ficção
Verdade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARVALHO, Anna Letícia Pereira de. O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia. 2020. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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