Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345126
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação
Title Alternative: Beyond the school space and the question about the ways of being of autonomy in education
Author: Paiva, Marcela Elisa Beraldo de, 1982-
Advisor: Marandola Junior, Eduardo, 1980-
Abstract: Resumo: Muito se debate sobre a necessidade do incentivo à autonomia no âmbito da educação. Novas formas de educar surgem, cada qual com sua metodologia para contribuir nesta tarefa ancestral que é "preparar o ser humano para o mundo". Neste trabalho, a partir de experiências fenomenológicas junto a diferentes iniciativas educacionais formais e não formais em Bom Jesus dos Perdões/Brasil e na Cidade do Porto/Portugal trouxemos à luz questionamentos voltados para a educação contemporânea, o que nos levou a investigar: como aparece a autonomia no âmbito escolar? É válido dizer que não se faz cerne deste trabalho a pretensão de responder a tais questionamentos, e sim, de colocar este questionamento em diferentes perspectivas para a abertura a possíveis compreensões. Este estudo divide-se em três partes. Na primeira, o intuito é estabelecer a problematização à luz do paradoxo em que se encontra a crise da educação: as possíveis falências dos modelos escolares dos séculos XIX e XXI; na segunda parte, compreender o fenômeno da autonomia como centro da discussão, indo além do conceito hegemônico do "fazer sozinho". Aqui, o que nos seduz é o modo de ser da autonomia, é o sendo autônomo. E na terceira e última parte, o foco principal é relatar o trabalho de campo vivido e a partir dele, fazer-ver os aparecimentos da autonomia

Abstract: There is much debate about the need to encourage autonomy in education. New ways of educating are emerging, each with a methodology that contributes to the ancient task of "preparing the human being for the world". In this research, through phenomenological experiences with formal and non-formal educational initiatives in Bom Jesus dos Perdões (Brazil) and Porto (Portugal), we investigate questions focused on contemporary education. These led us to evaluate how autonomy appears in the school. The focus of this work is not in answering such questions, but rather exploring different perspectives so to define a possible meaning. This study is divided into three parts. At first, I intend to establish the problematization in light of the education crisis paradox: the possible bankruptcy of the 19th-century school and 21st- century school. In the second part, I explore the phenomenon of autonomy as the centre of the discussion, going beyond the hegemonic concept of "doing it alone". Here, what seduces us is the way of being autonomous, it is the being autonomous. In the third part, my focus is to report on the fieldwork experience and, from this, identify the appearances of autonomy
Subject: Experiência
Fenomenologia
Autonomia escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PAIVA, Marcela Elisa Beraldo de. Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação. 2020. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FCA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Paiva_MarcelaElisaBeraldo_M.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.