Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/345115
Type: Artigo
Title: Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
Author: Veraszto, Estéfano Vizconde
Barreto, Gilmar
Amaral, Sérgio Ferreira do
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper aims to investigate how environments using interactive technology can be perceived as technological innovation in an educational context. Interactive technology environments have their indicators mapped, with respect to technical and operational aspects, and based on the literature in the area and using the perspective of engineers and teachers in training. Specifically, this article aims to present preliminary studies within this perspective, showing how innovation can be understood and used in educational contexts. The paper also presents the first indicators of interactivity for building a view of collaborative learning, developed from data obtained through a qualitative methodology of content analysis
Subject: Engenharia - Estudo e ensino
Country: Brasil
Editor: UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação
Rights: Aberto
Address: https://www.revistas.ufg.br/ijaeedu/article/view/27084
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FEEC - Artigos e Outros Documentos
FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.