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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica
Title Alternative: A study with physics teacher training on nuclear energy in didactic book and scientific divulgation texts
Author: Brugliato, Érica Talita, 1990-
Advisor: Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Abstract: Resumo: Neste estudo temos como conteúdo físico central, noções de Energia Nuclear que podem ser trabalhadas com alunos do Ensino Médio. Nele, nos propomos a levar para licenciandos em física trechos extraídos de livros didáticos, feitos para o Ensino Médio, e de divulgação científica sobre alguns elementos da Energia Nuclear. Com isso, nosso objetivo era compreender como o tema Energia Nuclear era apresentado nos livros didáticos e nos materiais de divulgação, além de compreender como alunos ingressantes no curso de licenciatura em física atribuíam sentidos para o uso desses recursos em sala de aula do Ensino Médio. Buscando atingir nossos objetivos, apresentamos noções que embasam a produção e distribuição do livro didático na rede pública de ensino no Brasil e algumas noções que caracterizam o tipo de discurso da divulgação científica, além de noções relacionadas à Energia Nuclear. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em noções da análise do discurso cuja linha utilizada teve início na França com Michel Pêcheux. A nossa unidade de ensino, desenvolvida ao longo de três semanas, convidou os licenciandos a efetuarem a leitura de trechos extraídos do livro didático e dos textos de divulgação científica, responderem a questionários sobre a atividade e discutirem junto à sala sobre esses recursos. Observamos que os tipos de discursos selecionados são compostos por subtipos que possibilitam grandes diferenças dentro de um mesmo tipo, assim, embora tenhamos trabalhado com três livros didáticos, cada um deles possuía características únicas, o mesmo aconteceu com os textos de divulgação científica. Entretanto, aparentemente, o que motivou os alunos a participarem das atividades e das discussões não foi o subtipo de discurso, mas sim o assunto sobre o qual ele versava. Já com relação ao uso desses materiais, alguns alunos apresentam indícios de corroborarem com a autora, no sentido de acreditar que o uso de diferentes recursos pode auxiliar no processo de aprendizado. Entretanto, o livro didático, embora apontado como recurso que os licenciandos utilizariam em suas aulas, nas discussões ainda apresentou indícios de lhes causar certo repúdio, o que torna o assunto controverso, uma vez que o discurso da maioria dos alunos é contra esse recurso, porém ainda é o mais utilizado em sala de aula e nas propostas de aulas por eles elaboradas

Abstract: In this study we have as core physical content, notions of Nuclear Energy that can be worked with high school students. In it, we propose to take to physics teacher training excerpts from textbooks, made for high school, and scientific dissemination about some elements of Nuclear Energy. Thus, our goal was to understand how the topic Nuclear Energy was presented in textbooks and dissemination materials, and understand how students entering in physics teacher training course assigned directions for the use of these resources in the high school classroom. Seeking to achieve our goals, we present notions that support the production and distribution of the textbook in the public school system in Brazil and some notions that characterize the type of discourse of scientific dissemination, as well as notions related to Nuclear Energy. For data analysis, we rely on notions of discourse analysis whose line started in France with Michel Pêcheux. Our teaching unit, which was developed over the course of three weeks, invited graduates to read excerpts from the textbook and science-related texts, answer questionnaires about the activity and discuss with the classroom about these resources. We observed that the types of speeches selected are composed of subtypes that allow great differences within the same type, so, although we worked with three textbooks, each one of them had unique characteristics, as did the texts of scientific dissemination. Apparently, however, what motivated the students to participate in the activities and discussions was not the discourse subtype, but the subject he was talking about. Regarding the use of these materials, some students show evidence of corroborating with the author, in the belief that the use of different resources can help in the learning process. However, the textbook, although pointed out as a resource that undergraduates would use in their classes, still showed evidence of causing them some repudiation, which makes the subject controversial, since the discourse of most students is against this feature, however, it is still the most used in the classroom and in the class proposals developed by them
Subject: Livros didáticos
Divulgação científica
Energia nuclear
Licenciatura - Física
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BRUGLIATO, Érica Talita. Um estudo com licenciandos em física sobre a energia nuclear em livros didáticos e textos de divulgação científica . 2020. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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