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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Gestão em pedagogia do esporte : um estudo de caso em projeto social esportivo
Title Alternative: Sports pedagogy management : a case study in a social sports project
Author: Uhle, Eduardo Roberto, 1980-
Advisor: Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Abstract: Resumo: Toda prática esportiva, como qualquer relação humana, carrega em si um componente educacional. Porém, para promover o desenvolvimento positivo em jovens é preciso que o programa esportivo esteja estruturado de forma a atingir esses objetivos, com intencionalidade, sentido e significado. Atualmente o terceiro setor vem aumentando sua participação no desenvolvimento de programas voltados à população de baixa renda, muitas vezes financiados com verbas públicas, se configurando em um importante lócus de investigação sobre esse tema. Partindo do princípio que um programa esportivo orientado para o desenvolvimento em longo prazo (Long Term Program Development - LTPD) deve possuir um propósito comum claro e compartilhado por seus integrantes, sensibilidade às características únicas dos contextos nos quais o programa se desenvolve e serão constituídos de uma comunidade de aprendiz, este estudo teve por objetivo desvelar como se dá a concepção e o desenvolvimento de um programa esportivo à luz da pedagogia do esporte e identificar os processos de gestão presentes que auxiliam na sua implementação, sustentação e evolução. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso de caráter exploratório-descritivo. Participaram desse estudo gestores, educadores e pais de uma organização não governamental que trabalha com esporte para jovens no estado de São Paulo - Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta, com registros realizados por meio de equipamentos digitais e diário de campo. A análise dos dados teve como base o modelo LTPD sistematizada com o objetivo de triangular as respostas obtidas nas diferentes fontes de dados, a fim de validar os achados da pesquisa. Resultados: O processo de construção coletiva do Programa Social Esportivo do caso estudado se estrutura a partir de 3 dimensões, ético política, teórico metodológica e operacional, que atuam como norte para a equipe possibilitando o alinhamento e compartilhamento de propósito, características que se mostraram fundamentais para atuação em regiões de vulnerabilidade. Com relação à sustentação do programa, o estudo aponta que o acompanhamento próximo de uma equipe gestora e espaços para formação e discussão constantes são pontos importantes a serem considerados, com especial destaque para os processos de desenvolvimento de equipe com formações internas em um processo de mentoria entre educadores e educadores auxiliares, e gestores. Por fim destaca-se também uma parceria estratégia estabelecida com outra ONG, que possibilita a complementação de carga horária dos educadores, gerando vínculos mais fortes e sinergia nas formações voltadas para o esporte para o desenvolvimento humano. Como ponto negativo, a sobreposição de tarefas das duas ONGs e quantidade de demanda para a equipe gestora que complicam alguns procedimentos, especialmente no escritório central

Abstract: Every sporting practice, like any human interaction, has an educational potential. However, in order to promote positive youth development, the sport program must have all its aspects reflecting the overall aims and be designed to achieve these goals. The third sector has been growing in Brazil and increasing its participation in the development of sports programs aiming to reach vulnerable communities, those programs are often financed by the government and the only opportunity for underserved kids to access sports, therefore becoming an important locus of investigation around this subject. Having in mind the planning and execution of the program is done by professionals within a sports NGO and understanding that Sports Management is the process of working with people and material resources to achieve the desired goals, a case study of a sport NGO designed to teach players life skills and values was conducted to understand how was the designing of the program its implementation process, support and evolution. Data collection started with document analysis, semi-structured interviews and direct observation. The data analysis was based on the LTPD (Long Term Program Development) model. Results indicated that the collaboration designing of the Social Sports Program based on clear vision and goals provide a clear understanding of the sports programs purpose and as such helps the sharing of purpose. Regarding the sustainability of the program, the study points out that the close monitoring by the managers and the constant training and discussion are important aspects to be considered. One strong asset of this case is its team development processes based on a mentoring process between coaches and assistant coaches and managers. Finally, a strategic partnership with another NGO is also highlighted, which enables fulltime couches working with the same methodology, generating stronger links and synergies in sport-oriented formations for human development. As a negative point, the overlap of tasks of the two NGOs and quantity of demand for the management team complicate some procedures, especially in the headquarters
Subject: Esportes - Pedagogia
Organizações não governamentais
Gestão esportiva
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: UHLE, Eduardo Roberto. Gestão em pedagogia do esporte: um estudo de caso em projeto social esportivo. 2019. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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