Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/344260
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Alocação de "RoadSide Units" ciente de obstáculos e diferentes modelos de propagação de sinal
Title Alternative: Allocation of RoadSide Units aware of obstacles and different signal propagation models
Author: Sanches, Matheus Ferraroni, 1996-
Advisor: Villas, Leandro Aparecido, 1983-
Abstract: Resumo: Os avanços em tecnologias de informação e comunicação têm oferecido condições para que possam ser criados diversos serviços que melhoram a mobilidade urbana e, consequentemente, a vida das pessoas. Para que esses serviços funcionem da maneira como foram planejados é necessário alcançar requisitos mínimos de latência, disponibilidade e confiança. Com a utilização de Roadside Units (RSUs) é possível estabelecer a comunicação entre veículos e infraestrutura, desempenhando papel fundamental para atender tais requisitos. Para que as RSUs possam ter a maior cobertura possível, é necessário que a alocação desses dispositivos seja feito, de modo eficaz, maximizando a área coberta e evitando desperdiçar recursos com coberturas de RSUs sobrepostas, já que o custo dos equipamentos e de implantação são elevados. Para realizar uma boa alocação de RSUs é preciso que as áreas de cobertura desses dispositivos estejam bem definida, considerando o impacto causado por obstáculos que estão presentes no cenário. Além disso, definir a área de cobertura utilizando modelos de propagação de sinal ideais também pode resultar em diferenças para o mundo real. Dessa forma, o trabalho atual apresenta o mapeamento da cobertura das RSUs utilizando simuladores, realiza alocação com um algoritmo genético e apresenta um caso de uso. Para auxiliar trabalhos futuros e outros pesquisadores foi desenvolvido uma ferramenta capaz de definir a área de cobertura de uma dispositivo, considerando diversos parâmetros da comunicação e do cenário. Uma nova alocação das RSUs também foi feita utilizando a ferramenta proposta, considerando diferentes modelos de propagação de sinal. O impacto nas aplicações é de um aumento de aproximadamente 15% na precisão da visualização da rede, que se trata de uma métrica para representar o quão bem uma central consegue receber conhecimento e representar a situação atual, o que pode ter uma grande influência no desempenho da aplicação

Abstract: Advances in information and communication technology grant the conditions to create various services that improve the urban mobility and, consequently, increase the quality of life of the people. In order for these services to function properly, it is necessary to achieve minimum requirements for latency, availability and reliability. The use of Roadside Units (RSUs) allows communication between vehicles and infrastructure, playing a fundamental role in meeting these requirements. In order for RSUs have the biggest coverage area, it is necessary that the deployment of these devices is done, effectively, maximizing the covered area and avoiding wasting resources with overlapping coverage areas of RSUs, since the cost of the equipments and implantation are high. To achieve a good allocation of the RSUs, it is necessary that the coverage of these devices are well defined, considering the impact caused by obstacles that are present in the scenario. In addition, defining the coverage using ideal signal propagation models can also result in differences to the real world. In this way, this work presents the mapping of the coverage area of RSUs using simulators, performs allocation. To assist future work and other researchers, a tool was developed capable of defining the communication area of a device, considering several communication and scenario parameters. A new RSU allocation was also made using the proposed tool, considering different models of signal propagation. The impact on applications is an increase of approximately 15% in the precision of the visualization of the network, which is a metric used to represent how good a central can receive knowledge and represent the actual situation, which can have a great impact on the performance of the application
Subject: Ciência da computação
Redes de computadores
Otimização combinatória
Algoritmos evolutivos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANCHES, Matheus Ferraroni. Alocação de "RoadSide Units" ciente de obstáculos e diferentes modelos de propagação de sinal . 2020. 1 recurso online (80 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sanches_MatheusFerraroni_M.pdf17.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.