Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/344231
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: As árvores que nos cercam : o trabalho com botânica na educação infantil =The trees that surrond us : work with botanics in child education
Title Alternative: The trees that surrond us : work with botanics in child education
Author: Venerando, Aline Tatiana Ribeiro, 1978-
Advisor: Santos, Fernando Santiago dos, 1970-
Abstract: Resumo: O trabalho intencional e significativo na Educação Infantil torna-se cada vez mais pautado na prática pedagógica, considerando a capacidade das crianças, nessa fase, de construírem o conhecimento. As práticas do Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil são uma questão nova e timidamente explorada, porém importante quando se almeja formar cidadãos mais conscientes, reflexivos, críticos e capazes de compreender que a Botânica, e outras vertentes das Ciências Naturais, fazem parte do cotidiano delas nessa fase. Pensando nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de apresentar atividades de observação, elaboração, desenvolvimento, registros e avaliação sobre Botânica, mais especificamente árvores, presentes no entorno de uma Escola de Educação Infantil da Rede Pública de Campinas (localizada na Região Sul da cidade, que atende à comunidade economicamente carente), com 28 crianças de três a seis anos de idade, que atuaram junto à professora. O problema da pesquisa pode ser representado pela questão: Quais os conhecimentos adquiridos durante o processo de ensino aprendizagem? O método utilizado neste trabalho foi uma pesquisa experimental de grupo único. Os dados foram coletados através de 14 atividades, que incluíram rodas de conversas, leituras, vídeos educativos, desenhos, músicas, pinturas, visita monitorada a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), pesquisa com as famílias e atividades de campo. Pretendeu-se com essa proposta ampliar o olhar e o conhecimento de formas de aprendizagem em Botânica na Educação Infantil. A coleta de dados foi registrada por fotografias, diário de campo, gravações de voz, filmagens e registros das crianças. A análise de dados foi baseada na categoria "A construção do conhecimento sobre Botânica (árvores)", e foi guiada pelas questões iniciais levantadas pelas crianças no início do Projeto: Será que a árvore está viva? A árvore come? Ela bebe água? Ela tem cabelo? Todas têm frutas? Elas são iguais? Consideramos que as atividades desenvolvidas levaram as crianças às experiências que as tornaram mais atentas, observadoras, questionadoras, argumentativas e curiosas. Conheciam e nomeavam as partes que compõem as árvores, sua importância para a manutenção da vida no planeta, incluindo o oxigênio, alimento e matéria prima (seres humanos) e alimento e abrigo para os animais. Foram capazes de compreender a relação dos insetos com as árvores e sua contribuição para o processo de polinização. Perceberam que as árvores possuem características próprias e diversificadas. Sabiam que as árvores ajudavam na temperatura agradável no parque, em dias ensolarados. Foi gratificante participar de todo o processo de ensino-aprendizagem junto às crianças. Esperamos que este trabalho possa contribuir para estudos sobre Botânica na Educação Infantil, diante da carência deste tema, e ampliar as opções de pesquisas sobre as árvores

Abstract: The intentional and meaningful work in early childhood education is increasingly based on pedagogical practice, considering children capacity, at this stage, to build the knowledge. The practices of Natural Science teaching in childhood education are a new and shyly explored area, but important when it is intended to form more conscious, reflective and critical citizens, able to understand that Botany and other areas from Natural Science, are part of their daily activities. Considering this perspective, this research work has the objective to present observation activities, elaboration , development , registers and evaluation about Botanical Science, more specifically about trees that exists around a public childhood school (located in the city¿s south region, that supports a needy community), with 28 children from three to six years, that acted together with the teacher. The research issue could be represented by the question: What are acquired knowledge during the learning process? This is a single group experimental survey. The data was collected through 14 activities, included roundtables, reading, educational videos, drawing, music, painting, monitored visit to the Integral Technical Assistance Coordination (CATI), family searches and local activities. This proposal has the intention to enlarge the look and the knowledge of ways of Natural Science learning during the early childhood. The data collect was registered in photos, local daily activity report, voice recording, filming and children registers. The data review was based on the category "The construction of knowledge about Botany (Trees)" - (The knowledge building about Botanical (Trees), and was guided by the initial questions raised by the children at the beginning of the Project: Is the tree alive? Does the tree eat? She drinks water? Does she have hair? Does everyone have fruit? Are they the same? We considered that the developed activities directed children to experiences that turned than on more attentive, observative, questioning, argumentative and curious. They knew and named the parts that make up the trees, their importance on maintaining life on the planet, including the oxygen, food and raw material (human beings) and food and shelter to animals. They were able to understand the relationship between insects and trees, and their contribution to the pollination process. They realized that the trees have their own diverse characteristics. They knew the trees helped in the mild temperature in the park during sunny days. It was gratifying to participate in the entire teaching-learning process with the children. We hope that this work can contribute to studies on Botany in Early Childhood Education, given the lack of this topic, and expand the options for research on trees
Subject: Ensino de ciências
Trabalho por projetos
Educação infantil
Botânica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: VENERANDO, Aline Tatiana Ribeiro. As árvores que nos cercam : o trabalho com botânica na educação infantil =The trees that surrond us : work with botanics in child education . 2020. 1 recurso online ( 147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Venerando_AlineTatianaRibeiro_M.pdf6.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.