Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343865
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação & mulheres : práticas pedagógicas entre quem ensina e quem aprende dentro e fora da prisão
Title Alternative: Education & women : pedagogical practices between those who teach and those who learn in and out of prison
Author: Pereira, Barbara Jhose Alves, 1980-
Advisor: Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa visa apreender a forma como a educação acontece na instituição prisão para mulheres e docentes que atuam nestes espaços. Para tanto nos utilizamos de pesquisa documental em que realizamos análise de materiais como: dissertações e teses produzidas na área, imagens, poesia, música e artigos em busca de dados a respeito do tema tratado. Uma investigação que perpassou diversos aspectos que atravessam a vida das mulheres antes e depois do aprisionamento tais como: a representação da mulher como sujeito histórico nas dimensões relativas ao gênero e raça, o estigma, a pobreza, o tráfico e a maternidade. Ao longo de nosso estudo também trouxemos o nascimento das prisões, a educação das mulheres em prisão, marcos regulatórios relativos ao estado de São Paulo e ao país no tocante a educação e, ao fim, as percepções de educadores e mulheres encarceradas captados por meio de estudos que examinaram a realidade do cárcere. Organizamos os capítulos em temas geradores, os subtítulos em palavras geradoras e ao final fechamos com (in)conclusões. Tal organização estrutural da dissertação foi pensada a partir da concepção de Paulo Freire de um mundo em construção, um processo em aberto no qual a educação acontece na vida dos sujeitos envolvidos no ato de ensinar/aprender. Ao fim por meio dos relatos de educadores e mulheres em prisão, assim como dos elementos que compõem a vida das mulheres antes e após o aprisionamento; percebemos que aprisionar não só cerra portas de oportunidades para vida, mas também reproduzem o estigma da pobreza e exclusão de onde muitas aprisionadas se originam

Abstract: This research aims to apprehend the way education happens in the prison institution for women and teachers who work in these spaces. For this, we use documentary research in which we carry out analysis of materials such as: dissertations and theses produced in the area, images, poetry, music and articles in search of data on the topic addressed. An investigation that went through several aspects that cross the lives of women before and after imprisonment such as: the representation of women as historical subjects in the dimensions related to gender and race, stigma, poverty, trafficking and motherhood. Throughout our study we also brought up the birth of prisons, the education of women in prison, regulatory frameworks related to the state of São Paulo and the country with regard to education and, in the end, the perceptions of educators and incarcerated women captured through studies that examined the reality of prison. We organize the chapters in generating themes, the subtitles in generating words and at the end we close with (in) conclusions. Such structural organization of the dissertation was thought from Paulo Freire's conception of a world under construction, an open process in which education takes place in the lives of the subjects involved in the act of teaching / learning. Finally, through the accounts of educators and women in prison, as well as the elements that make up the lives of women before and after imprisonment; we realize that imprisoning not only closes doors of opportunities for life, but also reproduces the stigma of poverty and exclusion from which many prisoners originate
Subject: Educação
Gênero
Prisões
Prisioneiras
Estigma (Psicologia social)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Barbara Jhose Alves. Educação & mulheres: práticas pedagógicas entre quem ensina e quem aprende dentro e fora da prisão . 2020. 1 recurso online ( 184 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_BarbaraJhoseAlves_M.pdf12.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.