Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343857
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Yoga e voz cantada : aplicação de técnicas do Yoga na pedagogia vocal = Yoga and the singing voice: application of Yoga techniques in vocal pedagogy
Title Alternative: Yoga and the singing voice : application of Yoga techniques in vocal pedagogy
Author: Souza, Laura Cirne de, 1958-
Advisor: Kayama, Adriana Giarola, 1958-
Abstract: Resumo: Partindo da minha experiência como solista atuante em concertos, óperas e recitais, bem como professora de canto ao longo de mais de 30 anos, pude observar a lacuna existente na formação e no treinamento de cantores líricos em relação à sua consciência corporal e à utilização do corpo como instrumento musical. Seguidamente constatei em sala de aula a dificuldade dos alunos em obter a necessária disponibilidade do corpo como um conjunto de sistemas que funcionam interligadamente a serviço do ato de cantar. Busquei com este trabalho investigar as possibilidades que o Yoga oferece como ferramenta para aprimoramento das habilidades exigidas pela técnica vocal, visando atingir um resultado sonoro isento de tensões prejudiciais à saúde do cantor. Examinei a eficácia de exercícios de Yoga no que tange aos pilares componentes da técnica vocal: postura, respiração, emissão, articulação e ressonância. O presente trabalho teve como objetivo geral mostrar caminhos para a superação das dificuldades técnicas de alunos de canto através da aplicação do Yoga, indicando e analisando posturas físicas (Ásana), exercícios respiratórios (Pránáyáma), contração ou massageamento de órgãos, plexos e glândulas (Bandha) e relaxamento (Yoganidrá) que possam colaborar no desenvolvimento e treinamento das estruturas físicas envolvidas durante do ato de cantar. Através de revisão bibliográfica e pesquisa teórico-empírica, busquei analisar dentre as técnicas de Yoga selecionadas para a pesquisa, aquelas capazes de agir nas estruturas corporais responsáveis pelo alinhamento postural, respiração, emissão, articulação e ressonância. A partir das técnicas selecionadas, montei uma série de exercícios que a ser aplicada em cinco participantes durante oito semanas. Os resultados obtidos foram analisados, e a eficácia dos exercícios aplicados e praticados em relação ao rendimento vocal de cada participante foi discutida. A tese está dividida em cinco capítulos: o primeiro contém a introdução; o segundo revisa a bibliografia e discorre sobre o Yoga (suas origens, conceito e técnicas) e a produção da voz cantada; o terceiro contém a seleção, a descrição dos exercícios e sua relação com a técnica vocal; o quarto apresenta a aplicação dos exercícios aos cinco alunos e a apresentação e discussão dos resultados obtidos; por fim, o quinto contempla as conclusões

Abstract: From my experience as a soloist in concerts, operas and recitals as well as a voice teacher for over 30 years, I observed a deficiency in the preparation and training of classical singers regarding their body awareness and the use of their body as a musical instrument. In my voice studio I repeatedly noted the difficulties the students had in obtaining the necessary availability of their body as a group of systems that work interconnectedly in favor of their singing. In this research I investigated the possibilities that Yoga offers as a tool to improve the skills demanded in vocal technique, with the objective of vocal production free from harmful tensions to singer¿s vocal health. I examined the effectiveness of Yoga exercises regarding the five pillars of vocal technique: posture, breathing, sound production, articulation and resonance. The main objective of this research was to present new paths to overcome students¿ technical difficulties though the practice of Yoga, indicating and analyzing physical posture (Ásana), breathing exercises Pránáyáma), the contraction or massaging of organs, plexuses and glands (Bandha) e and relaxation (Yoganidrá). With these exercises we hoped to contribute to the development and training of the physical structures during singing. Through bibliographical review and theoretical-empirical research I analyzed the Yoga techniques selected for this study that would best develop the body structures responsible for body alignment breathing, sound production, articulation and resonance. With the selected techniques I put together a series of exercises that were applied to five participants for eight weeks. The results were analyzed, and the effectiveness of the exercises regarding the vocal efficiency of each participant was discussed. The thesis is divided into five chapters: the first is an introduction; the second is a bibliographical review and discusses Yoga (its origins, principles and techniques) and vocal production in lyric singing; the third presents and describes the selected Yoga exercises and their relation to vocal technique; the fourth presents the implementation of the exercises to the five students as well as a discussion of the results obtained; and lastly, the fifth chapter presents our conclusions
Subject: Canto
Canto - Instrução e estudo
Yoga
Voz
Música - Instrução e estudo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUZA, Laura Cirne de. Yoga e voz cantada: aplicação de técnicas do Yoga na pedagogia vocal = Yoga and the singing voice: application of Yoga techniques in vocal pedagogy. 2019. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_LauraCirneDe_D.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.