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Type: Artigo
Title: Avaliação do perfil sensorial e teste de consumidor de batata palha
Title Alternative: Evaluation of the sensory profile and consumer test of stick potato
Author: Santos, Bibiana Alves dos
Formighieri, Raquel
Martins, Adriele
Ribeiro, Maria Cecília Enes
Maus, Diogo
Ignácio, Ana Karoline Ferreira
Fontana, Larissa
Bedoya, Noelia
Paula Junior, Aparecido
Bolini, Helena Maria André
Abstract: O objetivo deste estudo foi determinar o perfil sensorial, a aceitação e a intenção de compra de seis marcas comerciais de batata palha tradicional, denominadas A, B, C, D, E e F, adquiridas em supermercados da região de Campinas (SP). Pela Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foram escolhidos 13 termos descritores para batata-palha: cor amarela e queimada, presença de sal na superfície, espessura do corte, aromas de batata-frita, ranço e queimado, sabor salgado, queimado, de ranço e de batata-palha frita, textura, crocância e oleosidade. Os resultados da ANOVA do teste afetivo mostraram que os atributos que mais influenciaram os consumidores foram cor, sabor e textura, sendo as maiores médias encontradas para as marcas D e E. A marca F diferiu significativamente (p<0,05) em relação às demais, com valores superiores nos parâmetros cor amarela, queimada e sabor de ranço e queimado. Os componentes principais 1, cor amarela e 2, textura crocante explicaram juntos 85,85% da variação entre as marcas. No mapa da correlação da regressão PLS da impressão global dos consumidores e características das amostras destacou-se a proximidade no gráfico do atributo crocância em relação à impressão global, o que sinaliza a preferência do consumidor por batatas palha com maior crocância
metadata.dc.description.abstractalternative: The aim of this study was to determine the sensory profile, acceptance and purchase intention of six brands of traditional potato sticks, named A, B, C, D, E and F, acquired from supermarkets in the region of Campinas, SP (BRAZIL). The Quantitative Descriptive Analysis (QDA) determined thirteen descriptors: yellow color, burnt color, presence of salt on the surface, slice thickness, chips aroma, burnt aroma and rancidity aroma, salty flavor, burnt flavor, rancidity flavor and chips flavor, texture crunchy and oily. ANOVA results of affective test showed that attributes color, flavor and texture were of great influence over consumers, and the highest average rates corresponded to brands D and E. Brand F differed significantly (p<0.05) when compared to other brands, with higher values in the parameters yellow color, burnt color, rancidity flavor and burnt flavor. The main components 1, yellow color and 2, crunchy texture together explained 85.85% of the variation between brands. On the map of the PLS regression correlation of the overall impression of consumers and characteristics of the samples emphasized the proximity of the crunchy attribute in the graphic toward overall impression which indicates the consumer preference for more crunchy potato sticks
Subject: Comportamento do consumidor
Country: Brasil
Editor: UFPR/Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.5380/cep.v30i2.30508
Address: https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/30508
Date Issue: 2012
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