Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343854
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico
Title Alternative: Contributions of an in-service training for early years teachers in the development of the technological pedagogical algebraic' content knowledge
Author: Trídico, Diego Henrique de Moraes, 1987-
Advisor: Utsumi, Miriam Cardoso, 1970-
Abstract: Resumo: A educação pública estadual vem passando por importantes mudanças. Os investimentos nas estruturas para o uso de tecnologia digital nas escolas ganharam força na última década e, em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular ¿ BNCC foi homologada, impondo aos entes federativos alterações no Currículo, sendo aqui destacada, a unidade temática Álgebra que abrange desde o primeiro ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio. Diante desse contexto e da função de formador de professores exercida pelo pesquisador, emergiu a necessidade de analisar em que medida um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais contribui para o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como metodologia a Engenharia Didática. Os participantes foram cinco professores dos anos iniciais que lecionavam na rede pública estadual de ensino e que participaram de um curso de formação continuada composto por oito sessões que contabilizaram 32 horas, sendo analisadas neste estudo as quatro sessões que se referiram ao pensamento relacional. A coleta de dados ocorreu por meio da sondagem inicial, registros produzidos pelos professores nas tarefas das sessões e avaliação final. As análises apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos dos professores, com resultados mais expressivos no conhecimento de conteúdo algébrico, conhecimento pedagógico de conteúdo algébrico e conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo algébrico, sendo o conhecimento pedagógico tecnológico evidenciado por todos os participantes no questionário final aplicado ao término do curso

Abstract: The education in State public schools has been undergoing important changes. Investments in structures for the use of digital technology in schools have gained strength in the last decade and, in December 2017, the National Common Curricular Base - BNCC was sanctioned, imposing changes on the curriculum to the federal entities, with the thematic unit Algebra being highlighted here, covering from the first year of Elementary School to the third year of High School. Given this context and the role of teacher trainer exercised by the researcher, the need to analyze the extent to which a continuing education course for teachers in the early years has contributed to the development of technological, pedagogical knowledge and algebraic content. The research is of a qualitative nature, using Didactic Engineering methodology. The participants were five teachers from the early years who taught in the State public school system. They participated in a continuing education course which consisted of eight sessions with a total of 32 hours, being analyzed in this study the four sessions that referred to relational thinking. The data collection took place by means of an initial survey, as well as records produced by teachers during the tasks of the sessions and a final evaluation. The analysis of this material showed that the continuing education course contributed to the development of teachers' knowledge, with more significant results in the knowledge of algebraic content, pedagogical knowledge of algebraic content and technological pedagogical knowledge of algebraic content, with technological pedagogical knowledge being evidenced by all participants in the final questionnaire applied at the end of the course
Subject: Formação de professores
Professores - Estudo e ensino (Educação permanente)
Álgebra
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TRÍDICO, Diego Henrique de Moraes. Contribuições de um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais no desenvolvimento do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo algébrico. 2019. 1 recurso online (129 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tridico_DiegoHenriqueDeMoraes_M.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.