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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: As políticas de educação a distância no contexto da mercantilização da educação superior no Brasil (1996-2016)
Title Alternative: Distance education policies in the Brazilian higher education context of commodification (1996-2016)
Author: Peres, Andrea Bertelli, 1981-
Advisor: Minto, Lalo Watanabe, 1978-
Abstract: Resumo: Atualmente, no Brasil, a educação a distância (EAD) é definida por lei como uma modalidade de ensino que se caracteriza pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação e pela não correspondência tempo-lugar entre alunos e professores. Partindo de uma perspectiva dialética, histórica e crítica, este estudo objetiva analisar o marco legal e as tendências de expansão da EAD na educação superior brasileira entre os anos de 1996 e 2016, para, então, posicionar-se dentro do debate colocado nos meios educacionais, acadêmicos e políticos, sobre o uso da EAD como via de democratização da educação superior no Brasil. A construção de uma visão crítica a esse entendimento se fez no sentido de evidenciar que a EAD, como orientação de política pública para expandir o acesso a educação superior, tem sua gênese com as reformas educacionais neoliberais e se desenvolve com o posterior aprofundamento dessas reformas, caracterizando-se, ao fim, como mais uma entre as diversas facetas da mercantilização da educação superior brasileira

Abstract: Currently in Brazil, distance education is defined by law as a teaching modality that is characterized by the use of information and communication technologies and by non-correspondence in time and place between students and teachers. From a dialectical, historical and critical perspective, this study aims to analyze the legal framework and the expansion trends of distance education in Brazilian higher education between the years 1996 and 2016. Subsequently, position itself within a debate placed in educational, academic and politician circles on the use of distance education as a way of democratizing higher education in Brazil. A critical point of view was placed in order to show that a public policy guideline to expand the access to higher education through distance education has its genesis in the neoliberal reforms and is developed in their further deepening. Finally, distance education is characterized as one of the several facets of the commodification of Brazilian higher education
Subject: Ensino à distância
Ensino superior - Brasil
Mercantilização do ensino
Brasil - Educação e Estado
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PERES, Andrea Bertelli. As políticas de educação a distância no contexto da mercantilização da educação superior no Brasil (1996-2016). 2020. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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