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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação Integral : sentidos produzidos por professores e estudantes em tempos-espaços vividos na escola
Title Alternative: Integral Education : senses produced by teachers and students in times-spaces lived in the school
Author: Benedini, Vanessa Petruz, 1987-
Advisor: Varani, Adriana, 1972-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo mapear os sentidos produzidos pelos professores e estudantes sobre a implantação do Projeto Piloto de Educação Integral em uma escola municipal de Campinas/SP. Para isso foi realizado um estudo de caso (Ludke e André) de uma experiência vivida entre os anos de 2014 a 2018 na EEI Professor Zeferino Vaz, momento em que a pesquisadora permaneceu como professora da mencionada instituição escolar, e portanto viveu esta experiência. Os instrumentos de produção de dados foram: entrevistas semi-estruturadas com professores e estudantes; aplicação do questionário com questões abertas e fechadas aos estudantes; as memórias da pesquisadora e documentos oficiais da Prefeitura Municipal de Campinas. Da leitura inicial dos dados, alguns temas recorrentes estão possibilitando o delineamento de indicadores a serem analisados, dentre eles: as lembranças das "promessas" feitas em 2013; as sensações ao viverem o tempo integral; o "mais do mesmo" como promotor do cansaço físico; o aspecto sócio escolar; a remoção de professores em 2014; o trabalho com os eixos temáticos; a alimentação e a estrutura física escolar. Alguns estudos teóricos foram realizados sobre as concepções da educação integral. Para tanto contamos com as contribuições teóricas de Paro (2009), Coelho (2009) e Cavaliere (2009). A análise das narrativas revelou que o tempo integral não tem sido aproveitado na escola como era esperado no Projeto Piloto para a Escola de Educação Integral. Contudo, há um consenso de que a realidade escolar vivenciada pelos professores e estudantes no momento em que eles concederam a entrevista foi a que mais se aproximou das propostas de educação integral presentes no documento. Para a discussão da temática da pesquisa compreendemos a intrínseca relação entre sujeito e objeto como um aspecto positivo na pesquisa no sentido de colaborar na expressão da realidade de um determinado objeto investigado e para que os conhecimentos produzidos façam sentido tanto para a pesquisadora quanto para os sujeitos participantes da pesquisa e as leituras de Vygotsky (2001) para a discussão sobre "sentidos" e "significados"

Abstract: The present research aims to map the meanings produced by teachers and students on the implementation of the Integral Education Pilot Project in a municipal school in Campinas / SP. For that, a case study (Ludke and André) was carried out from an experience lived between the years 2014 and 2018 at EEI Professor Zeferino Vaz, at which time the researcher remained a teacher of the mentioned school institution, and therefore lived this experience. The instruments of data production were: semi-structured interviews with teachers and students; application of the questionnaire with open and closed questions to the students; the researcher's memories and official documents of the City Hall of Campinas. From the initial reading of the data, some recurrent themes are enabling the delineation of indicators to be analyzed, among them: the memories of the "promises" made in 2013; the sensations of living full time; the "more of the same" as a promoter of physical fatigue; the socio-school aspect; the removal of teachers in 2014; working with thematic axes; food and school physical structure. Some theoretical studies were carried out on the conceptions of integral education. For that we count on the theoretical contributions of Paro (2009), Coelho (2009) and Cavaliere (2009). The analysis of the narratives revealed that full time has not been used in school as expected in the Pilot Project for the School of Integral Education. However, there is a consensus that the school reality experienced by the teachers and students at the time they granted the interview was the one that most approached the proposals of integral education present in the document. For the discussion of the subject of the research we understand the intrinsic relation between subject and object as a positive aspect in the research in order to collaborate in the expression of the reality of a determined object investigated and so that the produced knowledge makes sense both for the researcher and for the subjects participants of the research and Vygotsky's (2001) readings for the discussion of "senses" and "meanings"
Subject: Educação integral
Escolas de tempo integral
Formação humana
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BENEDINI, Vanessa Petruz. Educação Integral: sentidos produzidos por professores e estudantes em tempos-espaços vividos na escola. 2019. 1 recurso online (169 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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