Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343684
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Tessituras do faz de conta no brincar : histórias que se contam, cantam e encantam
Title Alternative: Tessituras of pretend in play : stories that are told, sung and enchanted
Author: Mendes, Tiago Henrique, 1985-
Advisor: Ayoub, Eliana, 1966-
Abstract: Resumo: Pensar o faz de conta, a imaginação nas brincadeiras infantis se faz urgente na construção de um (possível) conhecimento próprio à formação lúdica daquelas(es) que, diariamente, dispõem-se em criar uma relação dialógica com as crianças nos momentos de indagações, de fascínio e inspirações, todas experiências de encantamento do mundo, e que assim vão criando sentidos. Cada ser, cada objeto, cada ato ligado a outro, contido um pouco neles, contendo um pouco deles. Eis o caminho que o(a) convido a trilharmos juntos, em meio a ritos de encantamento, baseados na problematização do relato de experiência como professor de educação física e professor formador da rede municipal de educação de Americana/SP e também em entrevistas com professoras que outrora miraram esse encontro entre a escola, o faz de conta e o brincar. Não é o fim do caminho, a moral de sua história, nem tão pouco os troféus que nos aguardam. Mas, sim, todo o trajeto, cada passo, em um movimento pulsante, diluído em fantasia, que confere a esse processo uma cor muito mais forte que ao seu produto, sendo cada um a si próprio, porém no seu melhor, ao (re)pensar modos outros do fazer docente na relação com as crianças em situações em que o faz de conta enreda as experiências de aprendizado e do brincar. E ao pensarmos as crianças que (f)/(s)omos e as que nos contornam na escola, ancoramo-nos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano no cursar das discussões alçadas

Abstract: Thinking the pretend, imagination in children's games makes it urgent to build their own (possible) knowledge for playful formation the one who, daily, dedicate themselves in creating a dialogical relationship with children in moments of inquiry, of fascination and inspiration, all theses experiences of enchantment in the world, and that thus create meanings. Each being, each object, each one will be linked to another, contained a little in them, containing a little of them. This is the path that I invite you to take together, in the midst of enchantment rites, based on the problematization of the experience report as a physical education teacher and a formative teacher in the municipal education department of Americana / SP and also in interviews with teachers who once looked this meeting between the school, make-believe and play. It is not the end of the road, the moral of its history, nor the trophies that await us. But the whole path, each step, in a pulsating movement, diluted in fantasy, which gives this process a much stronger color than its product, each being himself, but at his best, when (re)thinking ways others do teaching in the relationship with children in situations where pretend entangles learning and playing experiences. And when we think of the children who we were/are and those who contort us at school, we anchor ourselves in the historical-cultural perspective of human development in the course of the discussions raised
Subject: Brincar
Imaginação
Ludico
Historia oral
Formação de professores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MENDES, Tiago Henrique. Tessituras do faz de conta no brincar: histórias que se contam, cantam e encantam . 2020. 1 recurso online ( 93p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mendes_TiagoHenrique_M.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.