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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Análise do trabalho do diretor de escola no Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018)
Title Alternative: Analysis of the school's principal work in the Full-time Education Program of the São Paulo State
Author: Mattos, Rosemary, 1972-
Advisor: Venco, Selma Borghi, 1964-
Abstract: Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho do diretor de escola no Programa de Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no período compreendido entre 2012-2018, visando cotejar as atribuições legalmente imputadas e o trabalho efetivamente realizado. Tomou-se como hipóteses que as alterações na política educacional da SEE/SP acompanham o movimento praticado em âmbito federal, coadunadas à Reforma do Estado Brasileiro, sob a égide dos Organismos internacionais, os quais aperfeiçoaram o gerencialismo no interior das escolas; e o PEI aprofunda a adoção da lógica gerencial do setor privado na educação paulista, por meio da adoção de novos mecanismos de controle do trabalho e do comportamento dos profissionais que nele atuam. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisou a legislação e os documentos oficiais atinentes ao cargo de diretor de escola regular e do referido Programa, bem como entrevistou diretores das escolas regulares e participantes do PEI, com vistas a analisar as diferenciações entre o trabalho realizado entre ambas. Constata-se ser a Nova Gestão pública o sustentáculo ideológico do Programa, pois privilegia a performatividade e a meritocracia e implementa novas e amplas estratégias gerenciais no contexto escolar - a exemplo da avaliação 360º graus - e, assim, reconfigura: a estrutura e o funcionamento da escola, o trabalho dos profissionais da educação, em particular o do diretor de escola, aqui analisado

Abstract: The research aims to analyze the work of the school principal in the Full-time Education Program - FEP of the State Secretary of Education of São Paulo in the period between 2012-2018, in order to compare what is legally assigned and the work effectively accomplished. The guiding hypotheses of the research are based on the assumption that: Changes in the educational policy of SSE / SP accompany the movement practiced in federal level, in line with the Reform of the Brazilian State, under the aegis of the international organizations, which improved managerialism within the schools; the FEP deepens the adoption of the managerial logic of the private sector in São Paulo education, through new mechanisms for controlling the work and behavior of professionals who act on it. The research, of qualitative character, analyzed the legislation and the official documents pertaining to the role of the school principal and the Program, as well as interviewed regular school¿s principals and participants of the FEP, with a view to apprehending the differentiations of the work done between both. It turns out that the New public management is the ideologic support of the program, privileging both the performativity and meritocracy, implementing new and wide management strategies in the school context - such as 360º evaluation ¿ and thus, reconfiguring: the school¿s structure and operation, and the work of the education professionals, in particular the school¿s principal, here analyzed
Subject: Diretores de escolas
Escolas de tempo integral
Educação e Estado
Gestão pública
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MATTOS, Rosemary. Análise do trabalho do diretor de escola no Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018). 2020. 1 recurso online ( 196p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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