Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343647
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Entre dispositivos e possibilidades : estudo neurolinguístico do desenvolvimento atípico de linguagem e seus efeitos na entrada na leitura e escrita
Title Alternative: Between apparatus and possibilities : neurolinguistic study of atypical language development and its effects on entry in reading and writing
Author: Araujo, Bárbara de Oliveira, 1988-
Advisor: Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Abstract: Resumo: Diante do cenário de patologização da aprendizagem, em que características constitutivas do processo de aquisição de leitura e escrita são tratados como sintomas de uma patologia, nesta pesquisa ¿ aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 2.458.755 ¿, buscamos corroborar com o questionamento feito por pesquisadores da Neurolinguística Discursiva (ND) a respeito da existência de uma barra fixa, que separaria o normal do patológico. A partir do estudo de caso de FA ¿ menina acompanhada dos 8 aos 11 anos, que recebeu os diagnósticos de Deficiência Intelectual Leve do neuropediatra e de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) do psiquiatra, que afetam o processo de aprendizagem de leitura e escrita, e que tem uma história de vida marcada por sofrimentos ¿ refletimos sobre o que é considerado normal e o que é considerado patológico. Compreendemos que a barra que separa um de outro não é fixa, uma vez que se deve considerar o processo, e não apenas produtos que indicariam a existência de uma patologia. Buscando sempre dar voz ao sujeito acompanhado e, fundamentada na perspectiva da ND, esta pesquisa tem como objetivo central considerar as possibilidades do sujeito acompanhado, para além das faltas. Para isso, apresentamos a história de FA, com base em relatos da mãe, desde o nascimento, passando pela relação com a família, desenvolvimento, além dos diagnósticos e tratamentos recebidos. Também apresentamos as atividades discursivamente orientadas realizadas durante as sessões com FA, de 2014 a 2017, com o objetivo de contribuir para sua entrada no mundo das letras. Inicialmente, as atividades tinham como fim estruturar o sistema de atenção que era constantemente ativo e disperso pelo ambiente, primeiro obstáculo ao processo de aprendizagem. Apresentamos também a análise dos dados referentes ao processo de aquisição de leitura e escrita de FA durante o período em que a acompanhamos. Por fim, tratamos do processo de constituição do "eu" (que ganhou destaque durante a análise de dados), em que abordamos o papel da linguagem, o jogo simbólico e a constituição do discurso narrativo

Abstract: Given the pathologization scenario of learning, in which constitutive characteristics of the process of reading and writing acquisition are treated as symptoms of a pathology, in this research ¿ approved by the Research Ethics Committee under opinion No 2.458.755 ¿, we seek to corroborate the question made by researchers of Discursive Neurolinguistics (ND) about the existence of a fixed bar that would separate normal from pathological. From the case study of FA ¿ a girl accompanied from 8 to 11 years old, who received the diagnosis of Mild Intellectual Disability from the neuropediatrician and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD/TDAH) from the psychiatrist, which affects the learning process of reading and reading, and who has a life history marked by suffering ¿ we reflect on what is considered normal and what is considered pathological. We understand that the bar separating one from the other is not fixed, once it must be considered the process, and not just products that would indicate a pathology. Always seeking to give voice to the accompanied subject and, based on the perspective of ND, this research has as its central objective to consider the possibilities of the accompanied subject, beyond her faults. For this, we present the history of FA, from birth, through the relationship with the family, development, as well as the diagnoses and treatments received, based on reports from the mother. We also present the discursively oriented activities performed during the sessions with FA, from 2014 to 2017, with the purpose of contributing to their entry into the world of letters. Initially, the activities were intended to structure the attention system, which was constantly active and dispersed throughout the environment, and was a first obstacle to the learning process. We also present the analysis of data regarding the process of reading and writing acquisition of FA during the period in which we accompanied her. Finally, we deal with the process of constitution of the self (which gained prominence during data analysis), in which we approach the role of language, the symbolic game and the constitution of narrative discourse
Subject: Neurolinguística
Disturbios da aprendizagem
Atenção em crianças
Leitura
Letramento
Sujeito (Filosofia)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ARAUJO, Bárbara de Oliveira. Entre dispositivos e possibilidades : estudo neurolinguístico do desenvolvimento atípico de linguagem e seus efeitos na entrada na leitura e escrita . 2020. 1 recurso online ( 127 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Araujo_BarbaraDeOliveira_M.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.