Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343559
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: "Humano, demasiado humano" - o Espaço Concórdia no Campo Grande : sujeitos livres, ensinantes e aprendentes na educação dos sujeitos da modalidade EJA: adolescentes, jovens, adultos e idosos
Title Alternative: "Human, too human" - Espaço Concórdia in Campo Grande : free subjects, teachers and learners in the education of subjects of the EJA modality: adolescents, youth, adults and the elderly
Author: Santos, Nelton Miranda Lima dos, 1965-
Advisor: Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Abstract: Resumo: A pesquisa, tendo como objeto o Projeto EJA Aeroporto Padre Leão Vallerie ¿ Espaço Concórdia - constitui-se como parte da agenda de compromissos político-pedagógicos e sociais no atendimento, consolidação de estudos e ações de escolarização na e da Educação de Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos na região do Campo Grande, na cidade de Campinas-SP. O Projeto traz experiências diferenciadas no processo de ensino-aprendizado sob a perspectiva de uma educação emancipatória com parte dessa população que são, em pleno século XXI, ainda, analfabetos, semianalfabetos ou sem escolarização básica. O demasiado humano que perpassa toda pesquisa elucida as lutas pessoais e coletivas de uma população excluída do bem estar social e que necessita da escolarização como uma alavanca para conquistar direitos. As histórias e memórias são partes vivas da pesquisa e contam as múltiplas histórias de quem escreve e de quem é descrito. Através de uma abordagem qualitativa que prioriza o mapeamento das ações com a EJA, instrumentalizado pelo trabalho no Espaço Concórdia, vinculado ao NAED-Noroeste, em um movimento de pesquisação, aponta-se alterações nos processos políticos pedagógicos e impactos nas dinâmicas de ensino-aprendizagem. As práticas que fundamentam o fazer dentro do projeto traduzem uma dinâmica que potencializa os saberes e a qualidade dos saberes. O lugar do Projeto é o território Noroeste e a dimensão do território significa e ressignifica o tamanho populacional da região e a quantidade relevante de pessoas sem a escolarização básica. A pesquisa traz as possibilidades múltiplas de fazeres que deem conta das necessidades prementes desses desescolarizados. O referencial ancora-se, principalmente, em Paulo Freire, fundamentando e construindo outra escola que olha, acolhe, persevera e consolida os projetos de estudos e de formação humana dos excluídos. É em Freire que buscamos a dimensão da autonomia e da criticidade dos que estão sendo formados nas dependências do Projeto. É freiriano o movimento de formação de uma cosmovisão estudantil e ejariana que aproxima o mundo dos estudantes e os estudantes do mundo, mostrando de forma demasiada humana as potencialidades dos que encontram na escola um lugar de emancipação e democracia

Abstract: The research, having as its object the Project EJA Airport Padre Leão Vallerie - Concordia Space - constitutes as part of the agenda of political-pedagogical and social commitments in the attendance, consolidation of studies and actions of schooling in the Education of Adolescents, Youth, Adults and Seniors in the Campo Grande region, in the city of Campinas-SP. The Project brings different experiences in the teaching-learning process from the perspective of an emancipatory education with part of this population who are, in the 21st century, still illiterate, semi-illiterate or without basic schooling. The too human that permeates all research elucidates the personal and collective struggles of a population excluded from social welfare and that needs schooling as a lever to gain rights. Stories and memories are living parts of the research and tell the multiple stories of who writes and who is described. Through a qualitative approach that prioritizes the mapping of actions with EJA, instrumentalized by the work in Espaço Concórdia, linked to NAED-Northwest, in a research process, changes in the pedagogical political processes and impacts on the dynamics of teaching and learning are pointed out.The practices that underlie the doing within the project translate a dynamic that enhances knowledge and the quality of knowledge. The Project's place is the Northwest Territory and the size of the territory means and re-signifies the population size of the region and the relevant amount of people without basic schooling. The research brings the multiple possibilities of doing that can cope with the urgent needs of these people. The reference is mainly based on Paulo Freire, founding and building another school that looks, welcomes, perseveres and consolidates the projects of study and human formation of the excluded. It is in Freire that we seek the dimension of autonomy and criticality of those being formed in the Project dependencies. The movement of formation of a student and ejarian worldview that brings the students' world closer to the world is freirian, showing too humanly the potential of those who find in school a place of emancipation and democracy
Subject: Projeto Espaço Concórdia
Educação de jovens e adultos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Nelton Miranda Lima dos. "Humano, demasiado humano" - o Espaço Concórdia no Campo Grande: sujeitos livres, ensinantes e aprendentes na educação dos sujeitos da modalidade EJA: adolescentes, jovens, adultos e idosos. 2020. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santos_NeltonMirandaLimaDos_M.pdf13.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.