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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Atividades circenses : compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica
Title Alternative: Circus activities : Sharing pedagogical practices in extracurricular education on basic school
Author: Melo, Caroline Capellato, 1994-
Advisor: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Abstract: Resumo: Esta dissertação é resultante de um estudo que visou compreender as práticas pedagógicas das atividades circenses no contexto extracurricular da escola básica. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como um estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa, descritiva, e teve como sujeitos os professores e coordenadores/diretores de duas escolas privadas que oferecem atividades circenses, uma no estado de São Paulo (Escola Teatro Mágico) e uma no estado do Paraná (Escola Circo das Crianças). Como instrumentos de pesquisa, utilizamos entrevistas semiestruturadas ¿ com o professor e a coordenadora da primeira escola e com os professores, coordenadora e diretora da segunda escola; a elaboração de um diário de campo ¿ construído durante a observação de duas semanas de aulas em cada instituição; e a análise documental ¿ projeto político pedagógico da escola, plano de ação das atividades extracurriculares entre outros documentos. O processo analítico teve como base a análise categorial temática, realizando a leitura flutuante, a redução dos dados e a construção de categorias. Os dados construídos por meio dos três instrumentos foram interpretados e, posteriormente, triangulados, resultando em um texto narrativo. Dentre os resultados, destacamos o ensino das atividades circenses na Escola Teatro Mágico, que está presente entre as práticas extracurriculares desde sua fundação e se mantém como a principal delas, sendo praticada por um quarto dos alunos da instituição. O êxito do projeto acarretou um investimento significativo e contínuo, garantindo espaço e materiais adequados, impactando em toda a comunidade escolar. Já na escola Circo das Crianças, encontramos um cenário de professores interessados que utilizam seus próprios materiais para as atividades embora, também tenham razoável apoio institucional. Em ambas as escolas, notamos a predominância de meninas nas aulas e algumas diferenças na participação com relação ao gênero em algumas modalidades circenses. Em ambas escolas notamos excelente aceitação e adequada formação dos professores, quase sempre combinada à previa experiência artística. Por fim, destacamos que nas instituições estudadas, o planejamento e a avaliação não são realizados de modo sistemático, embora sejam projetos realizados há anos nessas escolas

Abstract: This dissertation is a result of study that aimed to understand the pedagogical practices of circus activities in the extracurricular context of basic school. Methodologically, the research was characterized as a multiple case study, as a qualitative and descriptive study. The research subjects were the teachers and coordinators/principals of two private schools that offer circus activities, one of them in the state of São Paulo (Teatro Mágico School) and the other one in the state of Paraná (Circo das Crianças School). As research tools, we proposed: a semi-structured interview ¿ with the teacher and coordinator of the first school and with the teachers, coordinator and principal of the second school; a field journal ¿ built during the observation of two weeks of classes; and a document analysis ¿ the school's pedagogical political project, school circus project, coordinator's action plan for extracurricular activities and promotional folders. The analytical process was based on the Thematic Categorical Analysis, reading, data reduction and category building. The data constructed through the three instruments were interpreted and triangulated, resulting in a narrative text. Among the results, we highlight the circus teaching at the Teatro Mágico School, which is present among extracurricular practices since its foundation and remains the main one, being practiced by a quarter of the students of the institution. The highlight resulted in a significant and continuous investment ensuring adequate space and materials, also impacting the entire school community. At the Circo das Crianças School we found a scenario of interested teachers who have their own class materials. However, they do not receive assistance from the institution for their maintenance. In both schools, we noticed the predominance of girls in classes and gender differences related to circus modalities. In addition, in these institutions planning and evaluation are not performed.
Subject: Atividades circenses
Ensino
Educação
Arte
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MELO, Caroline Capellato. Atividades circenses: compartilhando práticas pedagógicas no ensino extracurricular da escola básica. 2020. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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