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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Afetividade e subjetividade : a construção de sentidos na educação de jovens e adultos
Title Alternative: Affectivity and subjectivity : the construction of senses in Youth and Adult Education
Author: Donadon, Daniela Gobbo, 1986-
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2015 a 2020, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo no 2015/05237-4), propôs-se a estudar como os impactos afetivos produzidos por práticas pedagógicas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) são internalizados nas zonas de sentido, construindo novos significados e modificando a identidade subjetiva de estudantes adultos em processo de alfabetização. O trabalho de pesquisa neste campo foi iniciado durante a graduação, com IC (Iniciação Científica) e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e aprofundado no mestrado; tais pesquisas foram desenvolvidas na Faculdade de Educação da UNICAMP, ambas com financiamento da FAPESP. No doutorado, a pesquisa identificou a repercussão da construção de novos sentidos e significados decorrentes do processo de inserção nas práticas sociais de leitura e escrita, resultando em novas constituições subjetivas para adultos. Tomou por base a teoria histórico-cultural, pautando-se em dois conceitos importantes de Vigotski (1998) ¿ sentidos e significados ¿ delineando uma compreensão da forma como a afetividade integra-se ao processo de desenvolvimento humano, principalmente na construção dos sentidos, individuais e únicos para cada pessoa, constitutivos da sua identidade subjetiva, impactando nos significados, socialmente compartilhados. Pautou-se, ainda, nas contribuições de Wallon (1968) para o estudo da dimensão afetiva humana. A coleta de dados foi baseada na metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas e com o procedimento de autoscopia, no qual o sujeito confrontou-se com sua imagem videogravada e foi incentivado, pela pesquisadora, a verbalizar sobre os sentimentos vivenciados na situação em tela, gerando os dados primários. Tais dados foram transcritos e agrupados em núcleos de significação, identificando os diversos sentidos construídos pelos sujeitos no processo vivenciado. A pesquisa discutiu como a construção de novos sentidos e significados, para adultos em processo de alfabetização, resulta em uma compreensão de si como sujeitos ativos e capazes, tornando-os fatores potenciais de transformação em suas comunidades. O estudo afirma sua relevância social por corroborar com concepções que defendem a EJA como instrumento de mudança de uma realidade social injusta

Abstract: This research, carried out between the years 2015 to 2020, funded by FAPESP (São Paulo Research Foundation, process no 2015 / 05237-4), proposed to study how the affective impacts, produced by the pedagogical practices of Youth and Adult Education are internalized in the meaning areas, building new meanings and modifying the subjective identity of adult students in the process of literacy. The research work in this field was started during the undergraduate course, with Scientific Initiation and Course Completion Work, and deepened in the master's degree; such research was carried out at the Faculty of Education of UNICAMP, both with funding from FAPESP. In the doctorate, the research identified the repercussion of the construction of new senses and meanings resulting from the insertion process in the social practices of reading and writing, resulting in new subjective constitutions for adults. It was based on historical-cultural theory, most on two important concepts by Vigotski (1998) - senses and meanings - outlining an understanding of how affectivity is integrated into the human development process, mainly in the construction of individual senses and unique for each person, constituting their subjective identity, impacting socially shared meanings. It was also guided by Wallon's contributions (1968) to the study of the human affective dimension. Data collection was based on the qualitative methodology, with interviews and the autoscopy procedure, in which the subject was confronted with his video-recorded image and was encouraged, by the researcher, to verbalize about the feelings experienced in the situation on screen , generating the primary data. Such data were transcribed and grouped into meaning cores, identifying the different meanings constructed by the subjects in the experienced process. The research discussed how the construction of new senses and meanings, for adults in the process of literacy, results in an understanding of themselves as active and capable subjects, making them potential factors for transformation in their communities. The study affirms its social relevance for corroborating conceptions that defend Youth and Adult Education as an instrument to change an unfair social reality
Subject: Afetividade
Alfabetização de adultos
Subjetividade
Psicologia da idade adulta
Teoria histórico-cultural
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DONADON, Daniela Gobbo. Afetividade e subjetividade: a construção de sentidos na educação de jovens e adultos. 2020. 1 recurso online ( 268 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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