Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343503
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola : as culturas indígenas e seus contextos urbanos
Title Alternative: Arts education and its potentialities for approching ethnical and racial relations in school : indigenous cultures and theirs urban contexts
Author: Leme, Mariana Soares, 1984-
Advisor: Koyama, Adriana Carvalho, 1962-
Abstract: Resumo: Convidamos estudantes de Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas a participarem de uma experiência de aproximação das culturas indígenas em contexto urbano, visando ampliar seu reconhecimento; apresentar epistemologias e saberes indígenas dentro das práticas de ensino de artes; aprofundar a compreensão do conceito de interculturalidade e do reconhecimento étnico na educação. Sobre tais experiências em sala de aula, a professora-pesquisadora reflete em uma pesquisa narrativa, com a construção de memórias de experiência, em diálogo com as contribuições de Walter Benjamin relativas aos entrelaçamentos entre estética, memória e cultura

Abstract: We invited elementary school students from a municipal public school in Campinas to an experience of approximation of indigenous cultures in urban context, aiming to increase their recognition; present indigenous epistemologies and knowledge within the art education practices; deepen understanding of the concept of interculturality and ethnic recognition in education. About these experiences in the classroom, the teacher-researcher reflects in a narrative research, with the construction of memories of experience, in dialogue with the contributions of Walter Benjamin concerning the intertwining between aesthetics, memory and culture
Subject: Arte - Ensino
Relações étnicas
Relações raciais
Narrativas
Memória
Educação das sensibilidades
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LEME, Mariana Soares. Ensino de artes e suas potencialidades para abordagens das relações étnico-raciais na escola: as culturas indígenas e seus contextos urbanos. 2020. 1 recurso online (192 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/343503. Acesso em: 18 Jun. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leme_MarianaSoares_M.pdf19.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.