Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343458
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.CRUESP | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS | pt_BR |
dc.contributor.authorunicamp | Neves, Darlan da Conceição | - |
dc.contributor.authorunicamp | De-Campos, Alfredo Borges | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.title | Representações discursivas da geografia física em livros didáticos de geografia | pt_BR |
dc.title.alternative | Discursive representations of physical geography in geography textbooks | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, D. da C. | - |
dc.contributor.author | Campos, A. B. de | - |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject.otherlanguage | Textbooks | pt_BR |
dc.subject.otherlanguage | Geography | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa as representações discursivas de conteúdos da Geografia Física em livros didáticos de Geografia. Para fins metodológicos; utilizou-se a Análise de Discurso Crítica que toma o texto como discurso e como prática social. Identificou-se que os conteúdos da Geografia Física apresentam traços de intertextualidade e interdiscursividade como modos de ação de ensinar fenômenos naturais; para mobilizar os conhecimentos prévios do leitor | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Terrae didatica | pt_BR |
dc.relation.ispartofabbreviation | Terrae didat. | pt_BR |
dc.publisher.city | Campinas, SP | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher | UNICAMP/IG | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.description.volume | 15 | pt_BR |
dc.rights | Aberto | pt_BR |
dc.source | PPEC | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4407 | pt_BR |
dc.identifier.eissn | 1679-2300 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.20396/td.v15i0.8656592 | pt_BR |
dc.identifier.url | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656592 | pt_BR |
dc.date.available | 2020-06-17T16:40:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T16:40:48Z | - |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Aparecida Azevedo (mary1@unicamp.br) on 2020-06-17T16:40:48Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:31Z : No. of bitstreams: 1 8656592.pdf: 1237151 bytes, checksum: 7a3682d9aaaa56ddc6ce5e4fabfe841c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-17T16:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343458 | - |
dc.contributor.department | sem informação | pt_BR |
dc.contributor.department | Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino | pt_BR |
dc.contributor.unidade | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.contributor.unidade | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | The present paper discusses the discursive representations of contents of Physical Geography in Geography textbooks. For methodological purposes; we used the Critical Discourse Analysis; which considers the text a discursive work and a social practice. It was found that the contents of Physical Geography exhibit traces of intertextuality and interdiscursivity as active means to teach natural phenomena; in order to mobilize the prior knowledge of readers | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eventos naturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.identifier.source | 8656592 | pt_BR |
dc.creator.orcid | 0000-0001-5917-4169 | pt_BR |
dc.creator.orcid | 0000-0002-7507-1482 | pt_BR |
dc.type.form | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.articleid | e019014 | pt_BR |
Appears in Collections: | IG - Artigos e Outros Documentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
8656592.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.