Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampNeves, Darlan da Conceição-
dc.contributor.authorunicampDe-Campos, Alfredo Borges-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleRepresentações discursivas da geografia física em livros didáticos de geografiapt_BR
dc.title.alternativeDiscursive representations of physical geography in geography textbookspt_BR
dc.contributor.authorNeves, D. da C.-
dc.contributor.authorCampos, A. B. de-
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.otherlanguageTextbookspt_BR
dc.subject.otherlanguageGeographypt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa as representações discursivas de conteúdos da Geografia Física em livros didáticos de Geografia. Para fins metodológicos; utilizou-se a Análise de Discurso Crítica que toma o texto como discurso e como prática social. Identificou-se que os conteúdos da Geografia Física apresentam traços de intertextualidade e interdiscursividade como modos de ação de ensinar fenômenos naturais; para mobilizar os conhecimentos prévios do leitorpt_BR
dc.relation.ispartofTerrae didaticapt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationTerrae didat.pt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/IGpt_BR
dc.date.issued2019-
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume15pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourcePPECpt_BR
dc.identifier.issn1980-4407pt_BR
dc.identifier.eissn1679-2300pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/td.v15i0.8656592pt_BR
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656592pt_BR
dc.date.available2020-06-17T16:40:48Z-
dc.date.accessioned2020-06-17T16:40:48Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Aparecida Azevedo (mary1@unicamp.br) on 2020-06-17T16:40:48Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:31Z : No. of bitstreams: 1 8656592.pdf: 1237151 bytes, checksum: 7a3682d9aaaa56ddc6ce5e4fabfe841c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-17T16:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343458-
dc.contributor.departmentsem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Geociências Aplicadas ao Ensinopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.description.abstractalternativeThe present paper discusses the discursive representations of contents of Physical Geography in Geography textbooks. For methodological purposes; we used the Critical Discourse Analysis; which considers the text a discursive work and a social practice. It was found that the contents of Physical Geography exhibit traces of intertextuality and interdiscursivity as active means to teach natural phenomena; in order to mobilize the prior knowledge of readerspt_BR
dc.subject.keywordDiscursopt_BR
dc.subject.keywordEventos naturaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino de geografiapt_BR
dc.identifier.source8656592pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-5917-4169pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-7507-1482pt_BR
dc.type.formArtigopt_BR
dc.identifier.articleide019014pt_BR
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8656592.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.