Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343456
Type: Artigo
Title: Ensino de ciências da terra a partir da cidade
Author: Gonçalves, Pedro Wagner
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Alves, Maurílio Antonio Ribeiro
Carneiro, Celso Dal Ré
Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Abstract: Estudos anteriores examinaram os currículos e programas renovadores do Ensino de Ciências da Terra das décadas de 1960 e 70: pelo seu caráter ideológico e político vinculado à corrida armamentista; aos acordos de subordinação cultural, econômica e política dos países latino-americanos; por seu caráter teórico, abstrato e cientificista etc. Nos limites deste artigo, analisamos um elemento que precisa ser valorizado: a ideia de processo no binômio processo e produto. A construção de objetivos educacionais marcados por certo conjunto de verbos: observar, inferir, descrever, definir, aplicar, classificar, prever, interpretar (como, por exemplo, diferenciar evidência e prova) está indissoluvelmente ligada à valorização do processo. Avanços práticos e teóricos mostram que a contextualização educacional é aspecto crucial para promover a aprendizagem. Elaborar objetos de ensino a partir da cidade facilita a contextualização de conceitos e explicações, bem como contribui sobremaneira para se realizar atividades de campo
Subject: Geociências
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v15i0.8657609
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657609
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8657609.pdf292.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.