Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343456
Type: | Artigo |
Title: | Ensino de ciências da terra a partir da cidade |
Author: | Gonçalves, Pedro Wagner Sicca, Natalina Aparecida Laguna Alves, Maurílio Antonio Ribeiro Carneiro, Celso Dal Ré Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira Negrão, Oscar Braz Mendonza |
Abstract: | Estudos anteriores examinaram os currículos e programas renovadores do Ensino de Ciências da Terra das décadas de 1960 e 70: pelo seu caráter ideológico e político vinculado à corrida armamentista; aos acordos de subordinação cultural, econômica e política dos países latino-americanos; por seu caráter teórico, abstrato e cientificista etc. Nos limites deste artigo, analisamos um elemento que precisa ser valorizado: a ideia de processo no binômio processo e produto. A construção de objetivos educacionais marcados por certo conjunto de verbos: observar, inferir, descrever, definir, aplicar, classificar, prever, interpretar (como, por exemplo, diferenciar evidência e prova) está indissoluvelmente ligada à valorização do processo. Avanços práticos e teóricos mostram que a contextualização educacional é aspecto crucial para promover a aprendizagem. Elaborar objetos de ensino a partir da cidade facilita a contextualização de conceitos e explicações, bem como contribui sobremaneira para se realizar atividades de campo |
Subject: | Geociências |
Country: | Brasil |
Editor: | UNICAMP/IG |
Rights: | Aberto |
Identifier DOI: | 10.20396/td.v15i0.8657609 |
Address: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657609 |
Date Issue: | 2019 |
Appears in Collections: | IG - Artigos e Outros Documentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
8657609.pdf | 292.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.