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Type: Artigo
Title: Uma proposta poscolonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional
Title Alternative: Post-colonial proposal for the production of didactic materials of portuguese as an additional language
Author: Bizon, A. C. C.
Diniz, L. R. A.
Abstract: Embora os processos mais recentes de globalização; marcados pela compressão espaço-tempo; venham desafiando as racionalidades totalizantes e dicotômicas da modernidade; convivemos; ainda hoje; com práticas que ecoam tais racionalidades e limitam a atuação de determinados atores sociais (SANTOS; 2000). Por exemplo; no campo do ensino de línguas; especificamente; em livros didáticos de Português como Língua Adicional; reconhecemos efeitos do multiculturalismo liberal; criticado por Maher (2007). Concebendo materiais didáticos como instrumentos de política linguística; este artigo objetiva fornecer; à medida que focalizamos uma unidade didática por nós produzida; subsídios para a operacionalização de uma proposta poscolonial no desenho desses materiais. Nossas análises indicam que; entre os principais recursos mobilizados nessa operacionalização; encontram-se os seguintes: (i) ordem metodológica que parte das condições concretas de interação verbal (BAKHTIN; 2004); (ii) transformação de ausências em presenças (SOUSA SANTOS; 2002); (iii) investimento na materialidade linguística; (iv) legitimação do português brasileiro; sem assumir posicionamentos nacionalistas que subalternizem outros portugueses; (v) abertura de possibilidades para a educação do entorno (MAHER; 2007)
metadata.dc.description.abstractalternative: Although the latest processes of globalization; marked by space-time compression; have challenged the totalizing and dichotomous rationalities of modernity; nowadays we still experience practices that echo such rationalities and limit the performance of certain social actors (SANTOS; 2000). For instance; in the field of language teaching; specifically in Portuguese as an Additional Language textbooks; we identify effects of liberal multiculturalism; criticized by Maher (2007). Conceiving teaching materials as instruments of language policy; this article aims; as we focus on a didactic unit produced by us; to provide means for the operationalization of a postcolonial proposal. According to our analyses; the main resources mobilized in such operationalization are the following: (i) methodological order that starts from the concrete conditions of verbal interaction (BAKHTIN; 2004); (ii) transformation of absences into presences (SOUSA SANTOS; 2002); (iii) investment in language materiality; (iv) legitimation of Brazilian Portuguese; without assuming nationalist positioning that subordinates other Portugueses; (v) opening up of possibilities for educating the surroundings (MAHER; 2007)
Subject: Política linguística
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IEL
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658345
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658345
Date Issue: 2019
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