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Type: Artigo
Title: Lendo proposições: um olhar para o arquivo da produção nos campos filosofia e filosofia da educação nos 30 anos da revista Pro-Posições
Title Alternative: Reading propositions: a perspective of the archive of production in the fields of philosophy and philosophy of education in the 30 years of the brazilian journal Pro-Posições
Author: Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira
Carvalho, Alexandre Filordi de
Santana, Marcos Ribeiro de
Abstract: O artigo reúne e comenta a produção nos campos da Filosofia e da Filosofia da Educação publicada durante os 30 anos da revista Pro-Posições. Organiza em três blocos temáticos um conjunto de incidências temáticas que se faz presente, ao mesmo tempo, em três décadas de publicações. Na primeira década, de 1990 a 1999, destaca-se a temática da educação, com ênfase no pensamento crítico, na redemocratização brasileira e seu valor republicano; a segunda década, entre os anos 2000 e 2009, traz à tona uma série de análises acerca dos desafios milenares para o campo da Educação, sobretudo acerca da problematização ético-política da sociedade em geral; a última década, de 2010 até 2018, evidencia a explosão da presença da Filosofia e da Filosofia da Educação na área da Educação, encampando temas como diferenças, inclusão e subjetividades. Além de evidenciar que Filosofia e Filosofia da Educação são campos marcantes ao longo dos 30 anos da revista, o artigo sustenta que as mesmas problematizações de 3 décadas de publicações são urgentes como retomada de uma luta de pensamento crítico em defesa da educação republicana e democrática, além de convocar a urgência do lugar das diferenças e das multiplicidades para a área da Educação
metadata.dc.description.abstractalternative: In this article we aim to collect and comment on the production in the fields of Philosophy and of Philosophy of Education published during the 30 years of the Pro-Posições journal. To do so, we organized into three thematic parts a set of thematic occurrences that are present, at the same time, in three decades of publications. The first decade covers the years from 1990 to 1999, highlighting the theme of Education and its republican value in the Brazilian redemocratization, with emphasis on critical thinking; the second decade, between 2000 and 2009, brings to light a series of analyses concerning the millenary challenges for the field of Education, mainly the ethical-political problematization of society in general; the last decade, from 2010 to 2018, evidences the increase of the presence of Philosophy and Philosophy of Education in the field of Education, entailing themes such as differences, inclusion, and subjectivities. Besides observing that Philosophy and Philosophy of Education are remarkable fields over the 30 years of the Pro-Posições journal, we argue that the same problematizations of all three decades of publication are urgent for reiterating one of the struggles of critical thinking in the defense of the republican Education and of its democratic principles, in addition to drawing attention to the urgency of the place of differences and multiplicities in the field of Education
Subject: Filosofia
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/FE
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/1980-6248-2019-0088
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8657935
Date Issue: 2019
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