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Type: Artigo
Title: Interpretação dos gestores da região de Campinas sobre a alimentação escolar
Title Alternative: Interpretation of Campinas region managers about school feeding
Author: Nogueira, Rosana Maria
Villar, Betzabeth Slater
Barone, Bruna
Guimarães, Kátia Regina Leoni Silva Lima de Queiroz
Behrens, Jorge Herman
Abstract: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública de atendimento universal aos alunos das escolas públicas brasileiras e tem suas rotinas e procedimentos bem definidos. A Lei Federal nº 11.947 de 2009 foi um grande avanço após décadas de ações e investimentos públicos e assim este estudo objetivou revelar, analisar e compreender os conhecimentos, interpretações, e práticas dos Secretários Municipais da Educação e Nutricionistas – Responsáveis Técnicos, os gestores dos programas municipais de alimentação escolar da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em relação à legislação que o define. O estudo teve abordadem qualitativa realizado por meio de entrevistas com os gestores do PNAE nos municípios da RMC em 2014 e 2015. Para a análise do conteúdo das entrevistas foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), baseada na Teoria das Representações Sociais. O discurso dos secretários de educação revelou seu papel político, muitas vezes demonstrando desconhecimento sobre a dimensão e sobre a legislação de referência do programa de alimentação escolar. O discurso dos nutricionistas demonstrou dificuldade em seguir a legislação de referência do PNAE por questões técnicas ou falta de preparo. De forma geral, os discursos dos gestores revelaram uma interpretação assistencialista da alimentação escolar, diferentemente do que propõe o PNAE. A representação social de alimentação escolar entre os gestores é a denominação “merenda”, embora reconheçam que este conceito seja ultrapassado. Observa-se a necessidade de atualização dos gestores públicos e melhor capacitação, assim como a inclusão de disciplinas voltadas à area de gestão de políticas públicas no currículo dos cursos de nutrição
metadata.dc.description.abstractalternative: The National School Feeding Program (PNAE), with its well-defined routines and procedures, is a public policy of universal service to the students of Brazilian public schools. Federal Law n. 11.947/2009 was a considerable step forward, the culmination of decades of initiatives and public investment. This study serves to interpret the knowledge and practices of the Municipal Secretaries of Education and Nutritionists - the managers responsible for the municipal school feeding programs of the Metropolitan Region of Campinas (RMC). This study, conducted through a series of interviews with PNAE managers from the municipalities of the RMC from 2014 to 2015, takes a qualitative approach. The Collective Subject Discourse (DSC) technique, with its roots in the Theory of Social Representations, was used in the analysis of these interviews. The discourse of the Secretaries of Education reflected their political role, often proving ignorant of the scale and legislation of the PNAE. The nutritionists seemed to find following the PNAE reference legislation difficult as a result of technical difficulties or a general lack of preparation. Broadly speaking, the managers appeared to possess an assistentialist interpretation of school feeding, contrary to what is proposed by the PNAE. The social representation of school feeding amongst the managers is referred to as ‘merenda’, although they recognize that this concept is outdated. It is clear that public managers must be brought up to speed and that better training must be made available. Furthermore, the curriculum of nutrition courses must be improved, so as to better develop the disciplines necessary for the satisfactory management of public policy
Subject: Merenda escolar
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/NEPA
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/san.v27i0.8652963
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8652963
Date Issue: 2020
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