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Type: Artigo
Title: Plataforma open-web Geo-Escola : critérios para inclusão de novos materiais didáticos
Title Alternative: The open web Geo-School platform : criteria for inclusion of new teaching materials
Author: Carneiro, C. D. R.
Barbosa, I. N. B. de C.
Amendola, D.
Miguel, G. F.
Malaquias Júnior, J. R.
Abstract: Os resultados obtidos nos módulos do Projeto Geo-Escola; acessíveis no portal <a href="http://www.geo-escola.pro.br/">http://www.geo-escola.pro.br/</a>; indicam benefícios da transposição didática do raciocínio geológico para o ensino fundamental e médio. Apesar do fascínio das crianças e jovens por vulcões; terremotos; dinossauros; enchentes e desastres naturais; a disseminação do conhecimento geológico esbarra na insuficiente divulgação de noções básicas sobre processos naturais e sobre o conceito de Tempo Geológico. A expressão “conhecer para proteger” pode partir do conhecimento regional e local de Geologia; mas raramente os professores da escola básica dispõem de dados específicos sobre o relevo; rochas e recursos naturais das regiões onde seus alunos vivem. Para tornar o Portal Geo-Escola uma plataforma aberta à produção de pesquisadores de todo o País; são necessárias regras e critérios de filtragem e validação do conhecimento. Este trabalho descreve as linhas mestras de abertura da plataforma; esperando torna-la uma ferramenta efetiva de ensino-aprendizagem
metadata.dc.description.abstractalternative: Results of the Geo-School Project indicate that in the Brazilian context a didactic transposition of geological reasoning into basic education is highly beneficial. The website <a href="http://www.geo-escola.pro.br/">http://www.geo-escola.pro.br/</a> furnishes some results. Despite the fascination aroused in children and young people by volcanoes; earthquakes; dinosaurs; floods and natural disasters; poor dissemination of basic notions about natural processes and Geological Time is a clear obstacle for diffusion of geological knowledge. Considering regional and local Geology concepts; knowledge is thus a key to protection. However; rarely do basic school teachers have specific data on the relief; rocks and natural resources of the regions where their students live. The Geo-School website is planned as an open platform for researchers from different parts of the country to disseminate their production. This paper describes some rules and criteria for filtering and validating knowledge; as well as the main guidelines in structuring the platform as an open teaching-learning tool
Subject: Geologia
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v15i0.8657521
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657521
Date Issue: 2019
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