Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343354
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Estilo e identidade musica : um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê = Style and musical identity: a study based on sui generis performance of drummer Nenê
Title Alternative: Style and musical identity : a study based on sui generis performance of drummer Nenê
Author: Marques, Guilherme, 1978-
Advisor: Hashimoto, Fernando Augusto de Almeida, 1972-
Abstract: Resumo: O presente trabalho é uma investigação sobre a construção das noções de estilo e identidade musical na prática artística do instrumento bateria. Esta tese encontra-se dividida em duas seções: a primeira dedica-se a uma discussão de pressupostos teóricos acerca destas noções e suas implicações na performance musical de bateristas, em geral; a segunda seção é uma proposta de articulação das noções discutidas nos dois primeiros capítulos com um estudo de caso, direcionado para a prática artística do baterista e compositor Realcino Lima Filho, o Nenê. O objetivo desta pesquisa é debater a construção social - em oposição aos apelos de uma expressão essencial - da identidade musical e do estilo em intérpretes engajados na performance de bateria, a partir de três indicadores principais: a sonoridade, o groove (ou balanço) e o fraseado. A metodologia empregada no desenvolvimento desta pesquisa envolve: 1. Revisão bibliográfica a partir do diálogo com autores ligados aos estudos culturais e identidade tais como Hall, Silva e Woodward, vinculando-os a autores ligados à musicologia crítica tais como Frith, Cook, Monson, Berliner, Fabbri, Benson, Roholt, além de autores ligados à sociologia, em especial à tradição disposicionalista, tais como Bourdieu e Lahire; 2. Um estudo de caso particular que contém: a) a construção de um retrato sociológico a partir da noção de disposição social; b) entrevistas semiestruturadas e; c) transcrições e análises musicais; 3. Cruzamento das noções teóricas contidas na revisão bibliográfica com dados e indicadores provenientes das entrevistas aplicadas, e dos indicadores musicais captados por meio de transcrições de registros musicais selecionados, endereçados para exame e debate acerca da construção da identidade musical e do estilo na prática artística de Nenê, notadamente junto ao trio a partir do ano 2000. Em sua conclusão este trabalho indica a importância contextual dos diferentes tempos e ambientes de prática social no esforço de compreensão da expressão artística de um indivíduo; e no caso particular da prática musical de Nenê aponta a centralidade de sua relação com a composição musical nas discussões sobre sua performance na bateria

Abstract: This work is an investigation on the building of notions of style and musical identity in the artistic practice of drumset. This thesis is divided into two sections: the first is dedicated to a discussion on the theoretical assumptions of these notions and their implications to the performance of drummers in general; the second section is a proposal of articulation of the notions discussed in the first two chapters with a study case which focuses on the artistic practice of drummer and composer Realcino Lima Filho, also known as Nenê. The objective of this research is to debate the social construction - as opposed to the appeals of an essential expression - of musical identity and style of interpreters engaged in drumset performance, from three main data indicators: sound, groove and phrasing. The methodology used in the development of this research involves: 1. Bibliographic review of the dialogue with authors connected to cultural and identity studies such as Hall, Silva and Woodward, connecting them to authors linked to critical musicology such as Frith, Cook, Monson, Berliner, Fabbri, Benson, Roholt, as well as authors connected to sociology, especially to dispositional sociology, such as Bourdieu and Lahire; 2. A particular case study which contains: a) the constructions of a Sociological Picture from the notion of social disposition; b) semi-structured interviews and; c) musical transcriptions and analysis; 3. Crossing over of theoretical notions identified in the bibliographic review with data and indicators taken from the interviews, and with musical indicators collected from the selected musical transcriptions and registers, used in the exam and debate on the construction of musical identity and style in Nenê¿s artistic practice in his own trio from 2000s. As a conclusion, this work indicates the relevance of the context of different times and social practice environments in the effort of understanding an individual¿s artistic practice; and in the particular case of Nenê¿s music practice, it indicates the relevance of his relation with composition in the discussions on his drumset performance
Subject: Lima Filho, Realcino, 1947-
Métrica e ritmo musical
Música brasileira
Bateria (Música)
Improvisação (Música)
Identidade cultural
Estilo musical
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MARQUES, Guilherme. Estilo e identidade musica: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê = Style and musical identity: a study based on sui generis performance of drummer Nenê. 2020. 1 recurso online (224 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/343354. Acesso em: 30 Jun. 2020.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marques_Guilherme_D.pdf8.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.