Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343350
Type: Artigo
Title: Divulgação geocientífica inclusiva: a audiodescrição de vídeos educativos : la audiodescrição de videos educativos
Author: Pontin, Juliana
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori
Abstract: O Brasil apresenta um contingente de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. Neste universo, poucas iniciativas educacionais em geociências são identificadas, e, em geral, não fazem uso de vídeos educativos. O presente estudo tem como objetivo a apropriação do recurso da audiodescrição em vídeos educativos, com foco no ensino de ciências, especificamente, conteúdos relativos às geociências e meio ambiente. A produção de materiais de divulgação científica para deficientes visuais, com foco na educação básica, carece de recursos didáticos, tal como a audiodescrição, que auxiliem ao professor e propiciem ao aluno com deficiência visual acesso a vídeos encontrados no YouTube. A audiodescrição (AD) baseia-se em técnicas de transformação do visual em verbal, abrindo-se um leque de possibilidades de acesso à cultura e à informação, promovendo a inclusão social, cultural e escolar de indivíduos com deficiências visuais, e pode ser aplicada em espaços formais e não formais de educação. A audiodescrição, por se tratar de uma temática muito recente no campo social e científico, e que envolve a educação inclusiva, necessita de pesquisas sistemáticas, para que se possa desenvolver normas de audiodescrição que uniformizem a técnica em diferentes países em que a AD é aplicada. Assim, as atividades que permearam esse estudo foram efetivadas no âmbito do projeto “Cinco Pedrinhas”, componente do Programa Espaço Ciência Cultura Educação (ECCE), da Escola de Artes, Ciências Humanidades (EACH-USP). A audiodescrição foi desenvolvida para ser incorpora ao vídeo em stop motion publicado no YouTube, “Cinco pedrinhas saem em aventura”, propiciando assim uma narração descritiva em áudio. Para compor essa audiodescrição foram utilizadas referências nacionais e internacionais de técnicas que permitiram o desenvolvimento dos textos, além do acompanhamento de um audiodescritor para correção e direcionamento do trabalho, e estudos de campo por meio do acompanhamento de peças teatrais e musicais nas quais a audiodescrição estava disponível
Subject: Educação inclusiva
Geociências
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v15i0.8657612
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657612
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8657612.pdf288.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.