Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343327
Type: Artigo
Title: Ilustrar ou induzir? eis a questão...Os trabalhos de campo e seus papéis didáticos
Title Alternative: To illustrate or to induce? that is the question...Fieldwork and its didactic roles
Author: Carneiro, Celso Dal Ré
Andrade, Wagner da Silva
Abstract: Trabalhos de Campo (TC) são atividades imprescindíveis à formação intelectual, profissional e técnica dos estudantes de Geociências. Um objetivo didático dos TC é o exercício do raciocínio geológico típico no desenvolvimento de habilidades de observação e interpretação. Pesquisaram-se os papéis didáticos dos TC realizados por alunos do curso técnico em mineração integrado ao ensino médio no Estado do Espírito Santo, comparando-se um TC com papel didático ilustrativo, com outro TC cujo papel é indutivo. Um questionário teve a finalidade de investigar se: (1) os objetivos pretendidos pelos TC são alcançados? (2) os estudantes percebem os papéis didáticos? Os resultados mostraram que a maioria dos participantes compreendeu os objetivos e, tanto nos TC ilustrativos como nos indutivos os participantes consideram predominar o método de ensino centrado no aluno. As respostas sobre lógica predominante no processo indicaram certo equilíbrio entre a lógica do aprendiz e lógica da ciência e do aprendiz
metadata.dc.description.abstractalternative: Fieldwork (TC) are essential activities for the intellectual, professional and technical formation of Geoscience students. A didactic objective of CT is the exercise of typical geological reasoning in the development of observation and interpretation skills. The didactic roles of the TC performed by students of the technical course in mining integrated to the high school in the State of Espírito Santo were compared, comparing a TC with illustrative didactic paper; with another TC whose role is inductive. A questionnaire was designed to investigate whether: (1) are the intended objectives of the CTs achieved? (2) Do students understand the didactic roles? The results showed that most participants understood the objectives and; in both illustrative and inductive TCs, participants consider that the student-centered teaching method predominates. The answers about predominant logic in the process indicated a certain balance between the logic of the learner and logic of science and the learner
Subject: Trabalhos de campo
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v15i0.8657610
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657610
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8657610.pdf322.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.