Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343313
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos
Title Alternative: Portuguese language writing strategies used by deaf young and adult students
Author: Coelho, Reginaldo de Oliveira, 1972-
Advisor: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar, descrever e problematizar as principais estratégias usadas por alunos surdos, jovens e adultos, no processo de escrita, em um curso de extensão de Língua Portuguesa, oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São José dos Campos. Durante o curso, aplicou-se conceitos próprios da Educação Bilíngue, em que a Língua de Sinais é a língua de acesso, como também a valorização do letramento visual e da identidade surda. Este trabalho insere-se no modelo de pesquisa qualitativa, com análise indutiva de dados, optando pelo estudo de caso como recurso metodológico. Participaram do estudo sete jovens surdos, com diferentes graus de escolaridade, perda auditiva e fluência em Libras. Para a análise, utilizou-se um referencial teórico baseado em autores surdos e ouvintes da área dos Estudos Surdos. Os resultados revelaram que os alunos se utilizaram de diferentes estratégias ao lidar com a escrita de textos, como: Estratégias Letradas; Estratégias Linguística/Cultural Surda; e Estratégias Afetivas. A contribuição deste trabalho é demonstrar que o ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva bilíngue, pode se apropriar destas estratégias, além da visualidade e da interlocução em língua de sinais

Abstract: This present paper aims to identify, describe and problematize the main strategies used by deaf, young and adult students, in the writing process, in the extension course of Portuguese language, offered by the federal institute of São Paulo ¿ campus São José dos Campos. During the course, concepts of bilingual education have been applied, in which sign language is the main access, as well as the enhancement of visual literacy and deaf identity. This academic paper is part of the qualitative research model, with inductive data analysis, adopting a case study as a methodological resource. Seven deaf young people with different levels of education, hearing loss and fluency in LIBRAS (Brazilian sign language) took part in this study. The analysis was carried out in the theorical framework based on deaf and listeners authors from the deaf studies areas. The results revealed that students used different strategies when dealing with the writing of texts, such as literate strategies; deaf linguistic/cultural strategies; and effective strategies. The contribution of this paper is to demonstrate that the Portuguese language teaching, in a bilingual perspective, can appropriate of these strategies, in addition, to visuality and sign language interlocution
Subject: Língua portuguesa
Aquisição de segunda lingua
Escrita
Estratégias
Educação bilingue
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da Língua Portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2020. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Coelho_ReginaldoDeOliveira_M.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.