Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343278
Type: Artigo
Title: A geologia que não se ensina nos livros didáticos de ciências do 6º ano nas escolas municipais de Maceió, AL, Brasil
Title Alternative: Geology not taught in 6th grade science textbooks in municipal schools in Maceió, AL, Brazil
Author: Silva, Josilaine Santina da
Machado, Fábio Braz
Teixeira, Danilo Missias
Zafalon, Marcelo Martin
Abstract: Neste trabalho são discutidas a qualidade e a importância dos livros didáticos de Ciências em uso nas turmas de 6º ano do ensino fundamental II nas escolas municipais de Maceió-AL com vigência de 2017 até 2019. Busca-se também destacar a relevância do ensino de Geologia na educação básica diante da formação dos alunos. No procedimento de pesquisa foi adotado o método de análise do conteúdo (AC) que consiste em etapas e categorias definidas. A análise foi aplicada por meio de uma categoria: representações visuais (mapas; fotografias e ilustrações/representações esquemáticas). Trabalhou-se com o tema Geologia; a partir dos seguintes conteúdos: O Tempo Geológico; A Estrutura do Interior da Terra; Às Teorias Relacionadas as Placas Tectônicas; Minerais e Rochas; Fenômenos Naturais de Origem Geológica e Solos. Entre os principais resultados obtidos; identificaram-se os problemas relacionados as representações visuais; envolvendo a qualidade gráfica e ausência dos principais elementos que auxiliem na leitura e interpretação das representações.
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper discusses the quality and importance of the science textbooks utilized in 6 th grade elementary school classes in municipal schools of Maceió-AL; from 2017 to 2019. It also seeks to highlight the relevance of teaching geology in basic education; for the education of students. The research procedure adopted the content analysis method (CA); which consists of well-defined steps and categories. The analysis was applied through visual representations (maps; photographs and illustrations/schematic representations). We worked with the theme Geology; based on the following contents: Geological Time; Structure of the Interior of the Earth; Theories Related to Plate Tectonics; Minerals and Rocks; Natural Phenomena of Geological Origin; and Soils. Among the main results obtained were problems related to visual representations; involving graphic quality and absence of the main elements that help in reading and interpretation of representations.
Subject: Genealogia
Livros didáticos
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v15i0.8657614
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657614
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IG - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8657614.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.