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Type: Artigo
Title: Formação continuada como subsídio à gestão ambiental: experiência com gestores municipais
Title Alternative: Continuing education as a tool for environmental management: experience with publicmanagers
Author: Camargo, Renan Pinton de
Piranha, Joseli Maria
Abstract: A formação continuada de gestores públicos das pastas de meio ambiente é observada como um recurso educacional essencial à melhor gestão do território local; sobretudo nos municípios; que tem como competência desenvolver uma estrutura técnica apropriada à tal atribuição. A legislação estadual que dispõe sobre a restauração ecológica de ambientes degradados é entendida como uma normatização coerente com a atual necessidade de proteção e conservação de recursos naturais; especialmente na-queles que tem relação com o recurso florestal. Nesse contexto; foi desenvolvido um curso de formação continuada como sub-sídio técnico à gestão ambiental de oito municípios paulista; tendo como foco tal dispositivo legal. O estudo; que teve como elemento empírico o curso; utilizou-se da pesquisa-ação como metodologia investigativa.Notou-se que a formação continuada é necessária e se faz um recurso subsidiário à atuação do gestor ambiental no âmbito do poder público local. Entretanto; fatores institucionais de ordem político-administrativa; refletidos também no comportamento dos gestores ambientais; transparecem impeditivos à utilização potencial do conhecimento como ferramenta à melhoria da qualidade ambiental no território local.
metadata.dc.description.abstractalternative: The continuing education for public managers is an educational resource to improve territorial governance; especially in local municipalities; which have a mandate to have a technical structure to manage environmental aspects. Regional legislation about ecological restoration is seen as appropriate to meet the need to protect and preserve natural resources; especially forests. Thus; a technical and scientific training course on legislation was developed for eight different municipalities and their environmental managers; as a tool to improve their management techniques. To develop this study; the mentioned course was assessed using action research as research methodology. The results indicate that continuing education is essential to environmental manage-ment at the local level. However; political and administrative factors are obstacles to the potential use of knowledge to improve environmental quality at the local level.
Subject: Educação permanente
Gestão ambiental
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/IG
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.20396/td.v15i0.8655721
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8655721
Date Issue: 2019
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