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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampCarvalho, Alexey-
dc.contributor.authorunicampMalavasi, Maria Marcia Sigrist-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleAvaliação e acreditação da educação superior na América Latina e Caribept_BR
dc.title.alternativeHigher education evaluation and accreditation in Latin America and the Caribbeanpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Alexey-
dc.contributor.authorMalavasi, Maria Márcia Sigrist-
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherlanguageEducation, Higherpt_BR
dc.subject.otherlanguageEvaluationpt_BR
dc.subject.otherlanguagePublic policypt_BR
dc.description.abstractNo contexto da América Latina e Caribe, há uma diversidade de Instituições de Educação Superior (IES) e de sistemas de avaliação e acreditação. Este artigo analisa alguns desses sistemas, buscando entender como se configuram, seus instrumentos de avaliação institucional e de cursos, seus estágios de maturidade, suas relações com as políticas públicas de seus respectivos países, bem como, aspectos relativos à valorização da autoavaliação e do contexto institucional. O estudo se compõe de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base os documentos, legislações e informações oficiais dos organismos de avaliação e acreditação de cada país, além de uma pesquisa de campo, com professores e pesquisadores em atividade nessas localidades, no intuito de captar as percepções acerca desses sistemas em cada realidade. A pesquisa contou com respondentes de oito países: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Foi possível observar que apesar de haver uma grande diversidade e formatos de sistemas de avaliação e acreditação, há processos muito semelhantes em alguns deles, assim como ficou evidente um anseio dos respondentes no sentido de que os sistemas avancem para que haja uma contribuição efetiva na melhoria da qualidade. Os resultados da análise dos documentos e das percepções colhidas na pesquisa de campo, demonstraram que é preciso que os sistemas de avaliação e acreditação superem os aspectos burocráticos, de verificação de conformidade e busquem avaliações formativas, que valorizem a autoavaliação e a pertinência das IES e cursos, de forma a alimentar uma cultura de qualidade e melhoria contínuapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Internacional de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/FEpt_BR
dc.date.issued2020-
dc.date.monthofcirculationMar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume6pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourcePPECpt_BR
dc.identifier.eissn2446-9424pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/riesup.v6i0.8657782pt_BR
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657782pt_BR
dc.date.available2020-06-15T13:52:45Z-
dc.date.accessioned2020-06-15T13:52:45Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Susilene Barbosa da Silva (susilene@unicamp.br) on 2020-06-15T13:52:45Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:19Z : No. of bitstreams: 1 8657782.pdf: 1115806 bytes, checksum: 2a9338547b491e9758e52797800ce571 (MD5)en
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343241-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.departmentDepartamento de Ensino e Práticas Culturaispt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractalternativeIn the Latin American and Caribbean context, there are a variety of Higher Education Institutions (HEIs) and assessment and accreditation systems. This paper analyzes some of these systems, seeking to understand how they are configured, their institutional and course evaluation instruments, their stage of maturity, their relationship with the public policies of their country, as well as aspects related to the valuation of self-assessment and the institutional context. The study consists of a bibliographic and documentary research, based on the documents, laws and official information of the evaluation and accreditation bodies of each country, as well as a field research, with professors and researchers in activity in these locations, in order to capture the perceptions about these systems in each reality. The survey had respondents from eight countries: Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Mexico, Peru, Uruguay and Venezuela. It was observed that although there is a great diversity and formats of assessment and accreditation systems, there are very similar processes in some of them, as well as a desire of the respondents to see advance in the systems so that there is an effective contribution to the quality improvement. The results of the analysis of the documents and the perceptions gathered in the field research showed that the evaluation and accreditation systems need to overcome the bureaucratic aspects, compliance verification andto seek formative evaluations that value the self-evaluation and the pertinence of the HEIs and courses, to nurture a quality culture and continuous improvementpt_BR
dc.subject.keywordAcreditaçãopt_BR
dc.identifier.source8657782pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-5100-1623pt_BR
dc.creator.orcid0000-0002-9144-4613pt_BR
dc.type.formArtigo de pesquisapt_BR
dc.identifier.articleide020043pt_BR
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