Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampSilva, Mariza Vieira da-
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleAnálise de discurso : um percurso de leitura e de gestos de interpretaçãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mariza Vieira da-
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherlanguageDiscourse analysispt_BR
dc.description.abstractPensar e compreender o discurso pedagógico no processo histórico e político mais amplo da escolarização do português no Brasil, em diferentes conjunturas, em que uma memória histórica estruturada pela escravidão continua funcionando, tem sido nosso objeto de estudo. Neste artigo, visamos analisar duas noções – “texto” e “linguagens”-, introduzidas nos anos 1960/1970 nas práticas escolares, através de políticas públicas e de sua didatização, sob a ideologia da comunicação, marcadas pela dominância do tecnicismo, do pragmatismo e do funcionalismo, sustentados, por sua vez, pelo empiricismo, pelo positivismo, na instrumentalização da(s) língua(s) do Brasil, pressupostos em certas teorias. Objetivamos, neste percurso, fazer uma leitura discursiva, da perspectiva materialista, das formas de subjetivação em seus desdobramentos, que indique caminhos a serem explorados se queremos construir a sempre adiada escola republicana de qualidade como direito de todos os brasileiros em que o ensino do português como língua nacional não silencie a diversidade individual e coletivapt_BR
dc.relation.ispartofLínguas e instrumentos linguísticospt_BR
dc.publisher.cityCampinas, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUNICAMP/IELpt_BR
dc.date.issued2019-
dc.date.monthofcirculationJuly/Dec.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume44pt_BR
dc.description.firstpage238pt_BR
dc.description.lastpage269pt_BR
dc.rightsAbertopt_BR
dc.sourcePPECpt_BR
dc.identifier.issn1519-4906pt_BR
dc.identifier.eissn2674-7375pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/lil.v44i0.8657816pt_BR
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8657816pt_BR
dc.date.available2020-06-10T17:25:12Z-
dc.date.accessioned2020-06-10T17:25:12Z-
dc.description.provenanceSubmitted by Susilene Barbosa da Silva (susilene@unicamp.br) on 2020-06-10T17:25:12Z No. of bitstreams: 0. Added 1 bitstream(s) on 2020-09-03T11:56:13Z : No. of bitstreams: 1 8657816.pdf: 586155 bytes, checksum: f41503e31277b2bcfdac143ae61c8d56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-10T17:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343120-
dc.contributor.departmentSem informaçãopt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subject.keywordTextopt_BR
dc.identifier.source8657816pt_BR
dc.creator.orcidSem informaçãopt_BR
dc.type.formDossiêpt_BR
Appears in Collections:IEL - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8657816.pdf572.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.