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http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343043
Type: | Artigo |
Title: | A intermodalidade no transporte de etanol brasileiro : aplicação de um modelo de equilíbrio parcial |
Author: | Coleti, J.C. de Oliveira, A.L.R. |
Abstract: | A busca por fontes de energia renováveis tem aumentado a demanda mundial de etanol. O Brasil é o segundo maior produtor; porém, os custos para transportar a produção são cada vez mais altos. O objetivo do presente artigo é analisar as alternativas de transporte para o etanol frente às condições da logística vigentes no Brasil. Para tanto, propõe-se a aplicação de um modelo de equilíbrio parcial na forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM). Foram avaliados três cenários: o primeiro representa uma perspectiva atual e vigente, em que são praticadas rotas rodoviárias e rodoferroviárias. No Cenário 2 estimou-se uma redução de 15% no valor do frete ferroviário e, no Cenário 3, são incluídos novos projetos dutoviários em curso no País. O Cenário 3 apresentou os melhores volumes de comercialização, com aumento de 0,20% em relação ao cenário-base e um aumento nas divisas de 27 milhões de dólares, indicando que os projetos viários que priorizam a intermodalidade, sobretudo através da dutovia, implicam reduções no custo de transporte e conferem melhoria na eficiência do sistema logístico. Como proposta futura, sugere-se a inclusão do subsídio norte-americano para o etanol, pois tal parâmetro pode alterar a competitividade brasileira |
Subject: | Etanol |
Country: | Brasil |
Editor: | Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
Rights: | Aberto |
Identifier DOI: | 10.1590/1234-56781806-94790570108 |
Address: | https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000100127 |
Date Issue: | 2019 |
Appears in Collections: | FEAGRI - Artigos e Outros Documentos |
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