Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343018
Type: Artigo
Title: A linguística aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação
Title Alternative: Contemporary applied linguistics: a narrative of continuity in transformation
Author: Kleiman, A.B.
Vianna, C.A.D.
De Grande, P.B.
Abstract: O objetivo do presente artigo é analisar a pesquisa na Linguística Aplicada (LA), focalizando os estudos relacionados ao ensino de línguas e à formação do professor. São apresentadas evidências da existência de uma relação de continuidade com a LA nas suas origens, no final da década de 1940, nos EUA, e na décade de 1970, no Brasil. O campo, desde o seu nascimento, busca a compreensão de problemas socialmente relevantes que recaem sobre usos da língua, e as possíveis soluções para tais problemas. A partir de um breve histórico do desenvolvimento da pesquisa sobre leitura no campo da LA no Brasil, são propostos três tipos de transformações da área ao longo dos últimos 50 anos: territoriais, epistemológicas e paradigmáticas. Nesta última, enfocamos a importância de uma abordagem interpretativista, situada,no desenvolvimento de pesquisas em contextos educacionais, e a emergência de uma área de pesquisa mais recente, a saber, a formação do professor de língua. Por fim, propomos uma agenda para a LA no Brasil com base nas caracterizações das pesquisas discutidas.
metadata.dc.description.abstractalternative: The objective of this paper is to analyze Applied Linguistics research, focusing on studies related to the teaching of language. We argue that Applied Linguistics, as it is practiced today, represents continuity with regard to research done in the 1940´s, when the field started. Since its origin, the field of Applied Linguistics has aimed to understand and offer solutions to socially relevant problems that involve the use of language in educational contexts. The paper presents a brief history of reading research in Brazil in order to illustrate the development of Applied Linguistics research in the last fifty years. Three types of transformations in the field are discussed: territorial, epistemological and paradigmatic, this last one with focus on interpretative, situated research in school contexts and on a new research interest, language teacher education. In the final considerations, we propose a research agenda based on the categories discussed.
Subject: Linguística aplicada
Country: Brasil
Editor: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.4013/cld.2019.174.04
Address: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2-s2.0-85076623282.pdf546.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.