Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/342988
Type: | Artigo |
Title: | Efeito de estratégias educativas na qualidade do sono de pessoas com diabetes: ensaio clínico randomizado |
Title Alternative: | Effect of educational strategies on the sleep quality of people with diabetes: randomized clinical trial |
Author: | Pereira, F.H. Trevisan, D.D. Lourenço, D.S. Da Silva, J.B. De Melo Lima, M.H. |
Abstract: | Avaliar o efeito de estratégias educativas sobre a qualidade do sono e sua relação com o estresse emocional associado com o diabetes em pessoas com DM2. Ensaio clínico randomizado com dois grupos. O grupo 1 (G1, n = 45) recebeu orientações verbais e folhetos sobre estratégias de higiene do sono; o grupo 2 (G2, n = 46), orientações usuais das unidades de saúde sobre autocuidado com os pés. O sono foi avaliado pelo Pittsburgh Sleep Quality Inventory (PSQI-BR), e o estresse emocional, pelo Diabe-tes Distress Scale (B-DDS). Utilizaram-se modelos lineares de efeitos mistos e modelo de regressão linear para as análises estatísticas. No final do seguimento, verificou-se melhora da qualidade do sono (p = 0,02) no G1. Baixo escore de estresse emocional(p = 0,03), ser do sexo masculino (p = 0,02), pertencer ao G1 (p = 0,002) e idade (p = 0,04) contribuíram para melhor qualidade do sono. Orientações educativas sobre a higiene do sono em pacientes com DM2 foram efetivas na melhora da pontuação da qualidade do sono, mensurada pelo instrumento PSQI-BR, e do estresse emocional relacionado ao diabetes, avaliado pelo instrumento do B-DDS |
Subject: | Higiene do sono Diabetes mellitus tipo 2 |
Country: | Colombia |
Editor: | Universidad de la Sabana |
Rights: | Fechado |
Identifier DOI: | 10.5294/aqui.2019.19.3.2 |
Address: | https://aquichan.unisabana.edu.co/index.php/aquichan/article/view/10120 |
Date Issue: | 2019 |
Appears in Collections: | FENF - Artigos e Outros Documentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2-s2.0-85073394371.pdf | 467.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.