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Type: Artigo
Title: Análise das práticas pedagógicas de tutores para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem
Title Alternative: Analysis of tutors' pedagogical practices to encourage the use of learning strategies
Author: Góes, N.M.
Alliprandini, P.M.Z.
Abstract: Esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar as práticas pedagógicas de tutores, na Educação a Distância (EaD), para o incentivo do uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias pelos alunos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário online, composto por sete questões que indagavam o tutor sobre as suas práticas pedagógicas diante de diversas situações do contexto escolar. Participaram da pesquisa 26 tutores, cujas respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Ao analisar as práticas pedagógicas dos tutores, verificou-se que eles indicaram incentivar com mais frequência as estratégias comportamentais. De modo geral, observou-se que as práticas pedagógicas dos tutores não estavam voltadas à promoção do uso de estratégias de aprendizagem. Os resultados da presente pesquisa apontam para a necessidade de novos estudos de intervenções, que visem ensinar as estratégias de aprendizagem para tutores da EaD
metadata.dc.description.abstractalternative: This research aimed at identifying and analyzing tutors' pedagogical practices, in Distance Learning, in order to encourage the use of cognitive, behavioral and self-regulatory learning strategies by the students. For data collection, an online survey was applied, composed by 7 questions which asked the tutor about his/her pedagogical practices in face of several situations in the school context. Twenty-six tutors took part in the survey and the answers were evaluated according to Bardin's (2004) Content Analysis assumptions. When the tutors' pedagogical practices were analyzed, it was verified they indicated that behavioral strategies were encouraged more often. Generally, it was observed that the tutors' pedagogical practices were not aimed at promoting the use of learning strategies. The results of this research point to the need for new intervention studies that aim to teach learning strategies to distance learning tutors
Subject: Ensino à distância
Estratégias de aprendizagem
Country: Brasil
Editor: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n3.008
Address: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12124
Date Issue: 2019
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