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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: De "ponta-cabeça" : impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp
Title Alternative: Upside down : impacts of gymnastics classes for children in a community outreach program
Author: Milani, Camila Sanchez, 1990
Advisor: Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
Abstract: Resumo: O Projeto de Extensão em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido desde a década de 90, apresenta como característica práticas pedagógicas que tendem a romper com modelos tradicionais de ensino. O método de ensino desse projeto foi desenvolvido na prática e posteriormente embasado teoricamente pelos estudos de Vygotsky, tendo como principais pontos de sua prática pedagógica: professor(a) como um(a) mediador(a) do conhecimento, atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e valorização de conhecimentos prévios dos(as) aprendizes para a construção do conhecimento. Partindo deste contexto, este estudo teve como objetivo descrever e analisar os impactos afetivos, cognitivos e motores produzidos nas crianças, pelas aulas de Ginástica do referido projeto. Para tal foi desenvolvido um Estudo de Caso (YIN, 2001), com uma turma do Projeto de Extensão em Ginástica da FEF-Unicamp, envolvendo crianças participantes de 4 a 6 anos de idade, seus(suas) responsáveis e a pesquisadora. Na pesquisa de campo foram realizadas Rodas de Conversa com as crianças, bem como a elaboração de desenhos a cada duas aulas durante 15 semanas. Com os(as) responsáveis foram realizadas entrevistas semiestruturadas ao final do semestre. Além dessas duas técnicas, a pesquisa também contou a observação participante da pesquisadora. A análise dos dados obtidos ocorreu a partir da análise de conteúdo proposta por Laville e Dione (1999), tendo como referencial teórico estudos elaborados por Vygotsky, Wallon e também pelo Grupo do Afeto da Faculdade de Educação da Unicamp. Como resultado desse processo duas categorias foram elencadas, sendo a primeira sobre os impactos (motores, afetivos e cognitivos) das aulas gerados nas crianças e a segunda sobre aspectos que colaboraram para a produção de tais impactos, nos quais destacamos o método, as estratégias lúdicas utilizadas, e a relação estabelecida entre as próprias crianças e também entre elas e os(as) professores(as). Os dados obtidos nos levam a considerar que as aulas do referido projeto impactaram positivamente as crianças participantes, visto que elas davam continuidade aos conteúdos aprendidos em aula em outros espaços e momentos extra-aula e também estabeleceram uma relação afetiva com as aulas do referido projeto. Por fim, esta pesquisa traz um exemplo de processo de ensino, vivência e aprendizado esportivo que rompe com modelos tradicionais de ensino de práticas corporais/esportivas e que considera o ser humano em dimensões que vão além dos gestos técnicos, também importantes, mas como uma parte dentro do todo

Abstract: The Gymnastic Extension Project of the Physical Education College of the State University of Campinas, developed since the 1990 decade, presents a pedagogical practice that tends to rupture with traditional teaching methods. The teaching method of this Project was first developed in practice and later theoretically based on Vygotsky's studies, and has as main points of his pedagogical practice: teacher as a mediator of knowledge, acting in the Zone of Proximal Development (ZDP), and valuing prior knowledge of apprentices as base for the knowledge construction. From this context, this study aimed to describe and analyze the affective, cognitive and motor impacts produced on children, by the Gymnastics classes of that Project. Therefore, a Study Case was developed (YIN, 2001), with a group from the Gymnastics Extension Project, involving children from 4 to 6 years old, their parents and the researcher. In the field research, Conversation Circles were held with the children, as well as drawing every two classes for 15 weeks. At the end of semester, semi-structured interviews were conducted with the parents. Beyond these two techniques, the research also included the participant observation of the researcher. The data analysis occurred through content analysis proposed by Laville and Dione (1999), having as theoretical reference studies developed by Vygotsky, Wallon and also by the Affection Group of the Faculty of Education at Unicamp. As a result of this process, two categories were listed. The first discusses about the impacts (motor, cognitive and affective) produced by the gymnastics classes, and the second discusses the aspects that contributed to production of these impacts, in which we emphasize the method and ludic strategies used, and the relationship established between the children themselves and between them and the teachers. The data obtained lead us to consider that the classes in that project impacted positively the children, whereas they continued the content learned in classes in other spaces and moments outside classes and also established an affective relationship with the classes in that project. Concluding then, that this research provides an example of a teaching-learning process that rupture with traditional methods of teaching sports/corporal practices and also considers all the human beings dimensions, that go beyond technical movements, which are also important, but as a part within the whole
Subject: Afetividade
Ginastica
Esportes - Pedagogia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MILANI, Camila Sanchez. De "ponta-cabeça": impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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