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Type: Artigo
Title: Formação de professores entretecida por práticas de rememorações benjaminianas
Title Alternative: Teacher training enhanced by Benjaminian remembering practices
Author: França, C.S.
Abstract: Este artigo é um recorte de uma pesquisa em nível de doutoramento que se desdobrou em uma pesquisa-ação de formação docente com professores de Educação Básica, de escolas públicas, na cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foi trabalhado com as práticas de memórias e narrativas para movimentos de fortalecimento da dimensão humana dos professores, a (re)significação da docência, a percepção do presente e a busca por outro futuro. Para desenvolver esse projeto formativo, a obra Odisseia, de Homero, foi o meio de reflexão que potencializou a rememoração dos professores. Tais rememorações possibilitaram a produção de crônicas singulares dos professores, a qual a modernidade capitalista (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) tem buscado silenciar, bem como apagar as singularidades dos sujeitos. Nesse sentido, parte-se das experiências vividas dos professores, seguindo a perspectiva da racionalidade estética (MATOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013), e buscam-se brechas para operar a contrapelo dos modelos racionalistas instrumentais (CONTRERAS, 1994) de formação docente
metadata.dc.description.abstractalternative: This paper is a doctoral level research cutoff that was unfolded in an action research of teacher training with public school teachers of Basic Education, in the city of Londrina, in the state of Paraná, Brazil. The work carried out involved practices of memories and narratives for movements to strengthen the human dimension of teachers, the (re)signification of teaching, the perception of the present and the search for another future. In order to develop this formative project, the work Odisseia, by Homer, was the means of reflection that potentiated the remembering of the teachers. Such remembrance enabled the production of singular chronicles of teachers, which capitalist modernity (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) has sought to silence, as well as to erase the singularities of the subjects. In this sense, we start from the lived experiences of the teachers, following the perspective of aesthetic rationality (MATOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013) and we search for gaps to operate against the grain of instrumental rationalist models (CONTRERAS, 1994) of teacher training
Subject: Aprendizagem docente
Narrativas
Country: Brasil
Editor: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Rights: Fechado
Identifier DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.016
Address: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13209
Date Issue: 2019
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