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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Mobilidade urbana : uma contribuição tecnológica no modelamento de uma estrutura conceitual em ambiente cíber-físico para redução de congestionamentos da frota circulante no centro expandido da cidade de São Paulo visando uma perspectiva econômica, ambiental e social
Title Alternative: Urban mobility : a technological contribution in modeling a conceptual structure in a cyber-physical system for the reduction of circulating fleet congestioning in the expanded center of the city of São Paulo for an economic, environmental and social perspective
Author: Mello Filho, Luiz Vicente Figueira, 1975-
Advisor: Iano, Yuzo, 1950-
Abstract: Resumo: A mobilidade urbana é um dos grandes desafios nos centros das principais cidades pelo mundo a serem compreendidos de como se pode melhorá-lo, pois naturalmente afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nestas regiões. Diante do paradoxo de como os veículos po-dem ser produzidos com alta eficiência e eficácia, mas o propósito deles não atende o desloca-mento diário dos centros das grandes cidades em tempos de trajetos razoáveis, utiliza-se as ferra-mentas consagradas na fabricação de veículos por meio da melhoria contínua, manufatura enxuta, fluxo contínuo e teoria das restrições para balancear as opções de modalidades de transporte. Os cenários são feitos a paritr de dezessete vias, sendo dezesseis arteriais e uma expressa, delimitadas no centro expandido da cidade de São Paulo por intermédio dos dados oficiais de fluxo de veícu-los. Os cenários são analisados na promoção do desenvolvimento sustentável e na contribuição da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Na tese é trabalhada a hipótese de que se a unidade conceitual de medição dos veículos, dada por volume ou fluxo de veículos, sendo a unidade con-sagrada e utilizada, que é veículos/h, for alterada para pessoa por m²/h, as análises e os resultados são mais efetivos com as propostas de monitoramento. A pesquisa realizada aponta duas conclu-sões principais: que a alteração da métrica por meio da tecnologia no modelamento de uma estru-tura conceitual de um ambiente ciber-físico, se torna balizador nas tomadas de decisão na gestão da engenharia de tráfego na cidade de São Paulo e, que os números de pessoas que se deslocam nas vias tradicionais do Plano de Avenidas, equivalem a retirar 29,5% dos automóveis por hora nos horários de pico e reduzir a emissão de gases em 64,0% proveniente dos veículos automoto-res, transportando o mesmo número de pessoas nas vias analisadas, sem alterar a modalidade de transporte. Há ganhos na perspectiva social devido ao estímulo de compartilhamento de veículos, sejam privados ou coletivos; na perspectiva ambiental há reduções nas emissões de poluentes de-vido ao estímulo de ônibus fretado e veículos ultracompactos elétricos e compartilhados; e por último, há ganhos econômicos devido à redução dos tempos de viagem e por parte dos modais terem a cobrança variável e compartilhada nos deslocamentos das vias principais da cidade

Abstract: Urban mobility is one of the major challenges in downtown cities around the world to understand as to how to improve it, as it naturally affects the quality of life of people who live and work in these regions. In view of the paradox of how vehicles can produce with high efficiency and effectiveness, but their purpose does not meet the daily commuting of the centers of large cities in times of rea-sonable travel. The tools used in the manufacture of vehicles have through continuous improve-ment, lean manufacturing, continuous flow and theory of restrictions to balance the options of transport modes. The scenarios analyzed to promote sustainable development and to contribute to improving the quality of life of citizens. In the thesis, the hypothesis worked out that if the conceptu-al unit of measurement of vehicles, given by volume or flow of vehicles, being the consecrated and used unit, which is vehicles/h, changed to person per m²/h, analyzes and results are more effective with monitoring proposals. The research carried out points to two main conclusions: that the change of the metric through technology in the structure conceptual modeling of a cyber-physical environment, becomes balancing in the decision-making in the management of traffic engineering in the São Paulo city. In addition, that the number of people traveling on the traditional avenues of the Plano de Avenidas is equivalent to removing 29.5% of cars per hour during peak hours and reducing gas emissions by 64.0% from motor vehicles, transporting the same number of people on the roads analyzed, without changing the mode of transport. There are gains in the social perspec-tive due to the encouragement of vehicle sharing, whether private or collective; from an environ-mental perspective, there are reductions in pollutant emissions due to the stimulus of chartered bus-es and ultra-compact electric and shared vehicles. Lastly, there are economic gains due to the re-duction in travel times and on the part of the modes have variable and shared charges when travel-ing on the main roads of the city
Subject: Trânsito - Congestionamento
Monitoramento
Veículos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MELLO FILHO, Luiz Vicente Figueira. Mobilidade urbana: uma contribuição tecnológica no modelamento de uma estrutura conceitual em ambiente cíber-físico para redução de congestionamentos da frota circulante no centro expandido da cidade de São Paulo visando uma perspectiva econômica, ambiental e social. 2020. 1 recurso online (302 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

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